Festas de Sarilhos Grandes começam sexta-feira

Aldeia de Sarilhos em festa em honra de São Jorge

As Festas de Sarilhos Grandes, no concelho do Montijo, arrancaram esta sexta-feira. Vão ser cinco dias de muita animação e alegria, com largadas de toiros, bailes, espetáculos de dança e de música, marchas populares, stand up comedy, o tradicional passeio da charanga Huga Huga pelo arraial e, claro, muitos comes e bebes. Naturalmente, que em destaque estarão as tradições religiosas com a missa solene em honra de São Jorge no dia 17 de Julho, às 9h30 e a procissão, no mesmo dia, pelas 18h30 que vai percorrer várias artérias da aldeia. A grande novidade do ano é o 1º Encontro de Bicicletas Antigas e Traje da Época" que sai pelas ruas de Sarilhos Grandes, no domingo de manhã. Serafim, Bélito Campos e Jorge Nice são as "grandes tentações" musicais da festa.
Festas Populares celebraram São Jorge em Sarilhos Grandes 

A freguesia de Sarilhos Grandes irá entrar em festa esta sexta-feira e assim se irá manter até terça-feira, dia 19 de Julho.
Do seu programa, destacam-se os grandiosos bailes no Coreto (Praça da Liberdade), o Huga-Huga e os desfiles da Marcha de Sarilhos Grandes que trazem marchas amigas.
As atuações de DJ’s, grupos de dança e bandas no Palco Jovem situado no recinto da feira, são de paragem obrigatória nesta festa.  
Serafim, no domingo, Bélito Campos, na segunda-feira e Jorge Nice, no último dia de festa, são os grandes momentos musicais das Festas de Sarilhos Grandes. Mas também há espectáculos de dança do ventre, sevilhanas e outras danças que prometem animar as noites de verão de Sarilhos. A feira e as diversas largadas de toiros também, não faltam nestes dias de festa grande na aldeia.
No domingo, acontece a Procissão em honra de São Jorge, percorrendo várias artérias da freguesia acompanhada pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários do Montijo, pela Banda Filarmónica da AMUT e por cavaleiros trajados à época de São Jorge. 
Nuno Canta, que vai inaugurar as Festas esta noite, às 21 horas, lembra que estas festividades “são organizadas em nome dos sarilhenses e pretendem honrar as nossas tradições e cultura”, refere o presidente da Câmara do Montijo.
As festas acabam na terça-feira com o Desfile Etnográfico “Sarilhos em Festa” com os Batucando, os Cabeçugas, Carroças Alegóricas, Charanga de Música da AMUT, Grupo Coral As Ceifeiras do Centro de Reformados do Montijo, Sevilhanas “Rojo del Alma”, Katamúsicas, Rancho Águias Negras do Alto Estanqueiro, Marcha Popular de Sarilhos Grandes, espetáculo pirotécnico, entre outras surpresas.
De acordo com o autarca do Montijo, as Festas de São Jorge "são um marco da cultura da nossa terra e têm a importância de juntar as pessoas e serem um elemento agregador da nossa maneira de viver e das nossas tradições”, acrescenta Nuno Canta, realçando o trabalho e a dedicação da Comissão de Festas de Sarilhos Grandes.

1º Encontro de Bicicletas Antigas e Traje da Época
O cartaz das Festas de S. Jorge, em Sarilhos Grandes, conta este ano com o 1º Encontro de Bicicletas Antigas e Traje da Época, que acontecerá a 17 de Julho.
Os participantes poderão mostrar as suas potentes "biclas" pelas ruas da vila durante o passeio que tem como hora de partida as 11h30. As inscrições podem ser feitas no local do evento ou, se preferir, para o email saojorgefestasarilhosgrandes@gmail.com, indicando o nome, idade e localidade, ou através do 915 629 830.
Para recuperar as forças, haverá almoço convívio às 13h30 que é facultativo e carece de inscrição com "8 rodas".
Há prémios para o participante mais velho, o de mais longe, o que tiver a melhor indumentária e para o que trouxer a bicicleta mais original. Todos serão presenteados com um diploma de participação.
"Enquanto o dia do passeio não chega, há que olear as correntes e preparar a indumentária da época", diz a organização. 
Conheça aqui o programa completo das Festas de São Jorge, em Sarilhos Grandes.

Comentários