Delegação Humanitária de Doentes com Cancro no Seixal

Apoio a doentes com cancro mais perto da população 

A União Humanitária de Doentes com Cancro inaugurou no início deste mês a sua terceira delegação, no Seixal, com o objetivo de "apoiar os doentes e familiares diretos, através da prestação de apoio gratuito". Cláudia Costa, porta-voz da associação, disse à agência Lusa que a necessidade de abrir uma delegação no concelho se deveu à incapacidade de deslocação dos doentes para as instalações em Lisboa, adiantando que surgiu a oportunidade de fazer uma parceria com a Câmara do Seixal e a Associação de Reformados Pensionistas e Idosos do Fogueteiro, num processo que demorou dois meses.
União Humanitária dos Doentes com Cancro quer ajudar doentes 

A União Humanitária de Doentes com Cancro assinou um protocolo com o Seixal Saudável, projeto de desenvolvimento da saúde no município. A porta-voz da associação disse que serão promovidos ‘workshops’ de saúde, para que as pessoas adquiram “conhecimentos básicos para uma alimentação saudável, para uma vida menos sedentária”.
Outra parceria é com a Clínica de Santa Madalena, em Lisboa, que prestará serviços de medicina dentária. Cláudia Costa referiu, também, que podem “fazer deslocações a um nutricionista”.
Para a porta-voz da União Humanitária de Doentes com Cancro, a importância da expansão do apoio aos doentes oncológicos é muito grande, porque as “estatísticas apontam que, em duas pessoas, uma vai sofrer de cancro nos próximos anos”, ultrapassando a “doença que mais mata em Portugal, que é a doença cardiovascular”.
“Este concelho tem mesmo muita gente para atender”, afirmou, adiantando que na inauguração estiveram cerca de 60 pessoas.
Os doentes oncológicos e familiares diretos podem usufruir deste serviço e não existe um número limite de vagas, desde que “haja capacidade de resposta”.
Nesta delegação, o atendimento será assegurado pela própria Cláudia Costa, bem como pela chefe de voluntariado. Haverá também uma equipa de estagiários de Psicologia a fornecer apoio. Quanto aos equipamentos são apenas três salas, entre as quais uma de atendimento e outra de espera.
A União Humanitária de Doentes com Cancro é uma associação de solidariedade social e de beneficência, que foi constituída em 1999, com o objetivo de apoiar gratuitamente os doentes com cancro e os seus familiares. No Seixal, a partir deste mês, com a abertura da delegação no Fogueteiro, vai ser possível receber apoio de psico-oncologia, gratuitamente. O atendimento realiza-se às sextas-feiras, das 10 às 13 horas.
Os interessados devem ligar para a Linha contra o Cancro: 213 619 541, que fará o agendamento para o serviço disponibilizado pela Delegação do Seixal. Pode ainda ligar para o telemóvel: 961 024 420.
A União Humanitária de Doentes com Cancro, além das instalações no Seixal,  tem serviços em Lisboa, Amadora e Sintra.



Comentários