Seniores mostram atividades em Setúbal

Idosos do concelho estão Desportivamente em (Re)Forma

Mais de uma centena de idosos participaram na quarta-feira, no Parque do Bonfim, em Setúbal, numa festa que assinalou o final das atividades desportivas e lúdicas desenvolvidas ao longo de um ano no âmbito do projeto municipal Desportivamente em (Re)Forma. Os utentes dos polos do Bonfim, de Vanicelos, do Montalvão, das Manteigadas, de Azeitão e de Gâmbia, Faralhão e Praias do Sado que integram o programa de promoção de bem-estar em idosos e reformados do concelho, acompanhados dos professores, realizaram ao longo de duas horas, um sarau no Parque do Bonfim com demonstrações de dança e ginástica.
Desporto e atividades lúdicas animam população idosa 

“Frente, meio, trás, meio”, indicou Ana, uma das professoras do Desportivamente em (Re)Forma. “Temos todos que apanhar o ritmo e aprender bem os passos, porque isto é apenas um aquecimento”.
Agrupados, os participantes nesta festa, realizada no âmbito de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, tiveram oportunidade de praticar, além de ginástica e dança, boccia e jogos tradicionais, como jogos do arco, de equilíbrio e chinquilho. No final, houve uma aula de chi kung, disciplina da terapêutica tradicional chinesa.
“Esta festa é realizada no sentido de juntar os utentes dos diferentes polos, numa espécie de reencontro de momentos de convívio e de lazer”, referiu Assunção Jácome, responsável pelo programa municipal.
O projeto Desportivamente em (Re)Forma, promovido pela Câmara de Setúbal, tem como principal objetivo proporcionar bem-estar físico e mental e combater situações de isolamento na população sénior.
Francisca Silva, 78 anos, é um dos exemplos dos propósitos do programa. “O meu tempo é ocupado da melhor forma, porque estou entretida e a conviver com pessoas da minha idade”, afirmou. “Já participo nisto há mais de 15 anos e, enquanto as pernas deixarem, não vou desistir”.
A iniciativa promove cinco atividades específicas na área da gerontomotricidade, com ginástica, hidroginástica e danças sociais, uma a duas vezes por semana, nos oito polos existentes no concelho, de acordo com a zona de residência.
A sensibilização para a prática de exercício físico como veículo de promoção da qualidade de vida, bem-estar e saúde é o objetivo do projeto, que pretende ainda colaborar na melhoria do estilo de vida dos idosos, ao proporcionar momentos de convívio e lazer.
Além destas atividades, é feito o acompanhamento, avaliação e prescrição do exercício, procedendo-se paralelamente à análise de aspetos no âmbito da saúde, como o controlo da tensão arterial e do peso, entre outros.

Comentários