Projeto junto de utilizadores de drogas em Setúbal

"Melhorar a qualidade de vida e os processos de integração social" 

A Câmara de Setúbal aprovou no dia 22 de Junho, em reunião pública, a celebração de um protocolo de colaboração com a Agência Piaget para o Desenvolvimento, no âmbito do GIRUSetúbal, projeto de intervenção junto dos utilizadores de drogas. O acordo define o modelo de colaboração com vista a “melhorar a qualidade de vida e os processos de integração social das pessoas que utilizam substâncias psicoativas” no concelho de Setúbal, em particular na União das Freguesias de Setúbal e na freguesia de São Sebastião. A autarquia aponta “a importância e o interesse da iniciativa para o concelho”para justificar a pertinência da assinatura do protocolo com a  Agência Piaget para o Desenvolvimento, que desenvolve o mencionado projeto desde 2014.
Autarquia aprova protocolo para projeto de integração social 

O GIRUSetúbal materializa-se numa equipa de rua e de proximidade que opera junto de consumidores de drogas, com base na filosofia de intervenção da redução de riscos e minimização de danos.
O projeto, com financiamento do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências, do Ministério da Saúde, proporciona a prestação de diversos serviços e desenvolve várias atividades, nomeadamente ao nível da troca de seringas e de papel estanho, encaminhamentos para os serviços competentes e respetivos acompanhamentos, apoio psicossocial e promoção da saúde das pessoas que utilizam substâncias psicoativas e o incentivo à participação cívica.
Com a duração de 24 meses, o projeto GIRUSetúbal desenvolveu-se inicialmente entre Janeiro de 2014 e janeiro de 2016, tendo sido renovado por mais dois anos, com término a 1 de Janeiro de 2018, período durante o qual se mantém vigente o protocolo a celebrar.
O GIRUSetúbal dá, assim, continuidade ao trabalho que vem realizando no concelho, com uma equipa de proximidade que atua num contexto de rua através de ações de sensibilização para redução de comportamento de risco, ao nível do consumo de drogas e das práticas sexuais.
A participação da Câmara de Setúbal no protocolo prevê a implementação de novos serviços necessários à população, desde que devidamente enquadrados no funcionamento do projeto.
O município compromete-se ainda a sinalizar munícipes e a encaminhá-los para o GIRUSetúbal.
No encerramento do projeto, previsto para 1 de Janeiro de 2018, o protocolo poderá ser renovado sob novos termos, caso estejam reunidas condições para dar continuidade a esta parceria entre a Câmara de Setúbal e a Agência Piaget para o Desenvolvimento.
Fundada em 2004, a  Agência Piaget para o Desenvolvimento é uma organização não-governamental para o desenvolvimento, sem fins lucrativos, que promove o desenvolvimento integrado e intervém nas áreas na saúde e da inclusão social relacionadas com os consumos e as dependências, assim como com os comportamentos de risco.

Agência de Notícias

Comentários