Obras no Museu de Azeitão arrancam esta segunda-feira

Museu Sebastião da Gama vai ganhar novas valências 

As obras de requalificação do Museu Sebastião da Gama, um equipamento cultural de Vila Nogueira de Azeitão, vão arrancar esta segunda-feira. A obra, numa empreitada orçada em 94 mil 729 euros, dá continuidade à estratégia da Câmara de Setúbal de "reabilitação de equipamentos públicos, culturais, desportivos e turísticos, dotando-os de condições de utilização mais condignas para o usufruto da população e para a dinamização dos mais variados eventos", diz a autarquia em comunicado. 
Obras no Museu de Azeitão arrancam esta segunda-feira 

A passagem do polo da biblioteca para o piso térreo e a criação de uma sala polivalente no andar superior constituem os principais aspetos da beneficiação do edifício que acolhe, desde 1999, o Museu Sebastião da Gama e que, no seguimento desta intervenção, recebe uma reformulação museológica.
A operação no museu azeitonense, imóvel com uma área de implementação com cerca de 200 metros quadrados, torna o equipamento mais funcional e com novas valências para os utilizadores, incluindo a melhoria das condições gerais de conforto térmico e acústico.
Os trabalhos, com conclusão prevista para o final de Agosto, "incluem a criação de acessibilidades para pessoas com mobilidade reduzida, nomeadamente através da eliminação de barreiras arquitetónicas e da instalação de uma plataforma elevatória, a par da adoção de soluções que visam o aproveitamento da luminosidade natural", conta a autarquia sadina.
A requalificação de vários materiais interiores, como rodapés e portas em madeira, tratados e pintados, está englobada na empreitada, assim como, entre outros trabalhos, a retificação de pavimentos e a reformulação de instalações elétricas, de telecomunicações e de segurança.
No espaço interior é ainda instalado novo mobiliário e iluminação mais eficiente, concretamente projetores LED. Já no exterior, a empreitada tem consignada a pintura integral das fachadas do Museu Sebastião da Gama, equipamento que recebe um novo letring iluminado.
A beneficiação do Museu Sebastião da Gama "surge no seguimento de operações idênticas já executadas noutros equipamentos municipais, de que são exemplos recentes a Casa da Baía e a Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, neste caso com trabalhos assegurados, quase na totalidade, com recurso a meios próprios da autarquia", refere a Câmara de Setúbal.
Em curso estão obras na Casa Bocage, que recebe beneficiações gerais e uma reformulação museológica, com conclusão prevista para Setembro, e na Pousada da Juventude, devolvida à cidade. Para breve está o início dos trabalhos de requalificação do Museu do Trabalho Michel Giacometti.

Agência de Notícias

Comentários