Nove mil divertem-se no Bonfim, em Setúbal

Nove mil pessoas passaram pela festa do parque 

Cerca de nove mil pessoas animaram, nos dias 4 e 5 de Junho, a sexta edição do “Há Festa no Parque”, que incluiu diversas iniciativas direcionadas para as famílias, no Jardim do Bonfim. A comemoração do Dia Mundial da Criança e o final do ano letivo serviram de mote à realização do evento organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, que, este ano, contou com a realização, em paralelo, de uma convenção nacional de jogos tradicionais.
Há festa no parque decorreu no Bonfim a 4 e 5 de Junho 

Cada dia do “Há Festa no Parque”, com bom tempo e a perspetiva de um dia de convívio em família, levou ao Bonfim mais de quatro mil pessoas, que participaram em atividades como ateliers de pintura facial, a pintura de mural, modelagem de balões, insufláveis, um circuito de prevenção rodoviária, eurobungy e jogos tradicionais.
Como é habitual, o programa conciliou as componentes lúdicas e pedagógicas, ao proporcionar, ainda, uma exposição de projetos escolares, música, dança, teatro, modalidades desportivas, um museu papper e uma feira do livro.
Já a Mostra de Cursos e Formação permitiu aos jovens conhecerem a oferta das diversas escolas profissionais e do ensino superior, bem como das empresas.
Este ano, realizou-se em simultâneo com o “Há Festa no Parque”, a IX Convenção Nacional dos Jogos Tradicionais, organizada pela Federação das Coletividades do Distrito de Setúbal, em colaboração com a Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto e a Câmara Municipal de Setúbal, com o apoio de associações de coletividades de Almada, Barreiro e Seixal e da Associação de Amizade Arroteense.
Esta iniciativa registou, igualmente, muita adesão, com famílias inteiras a participarem em jogos tradicionais portugueses, como malha, tração à corda, pião, latas e burro.
O evento, integrado no calendário de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, incluiu ainda um fórum aberto à comunidade, que teve lugar no auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama, a mostra “100 Jogos Tradicionais 100% Futuro”, que esteve patente naquela escola, e, ainda, a assembleia-geral eletiva dos órgãos sociais da recém-constituída Federação Portuguesa dos Jogos Tradicionais.


Comentários