Fest'Asso abre de olho no Europeu em Setúbal

Festa popular dá passagem aos quartos 

Gastronomia local, acompanhada de muita música, o visionamento dos jogos do Campeonato Europeu de Futebol e demonstrações de atividades do movimento associativo são oferecidos no Fest’Asso, que abriu portas no último fim de semana, no Largo José Afonso, em Setúbal. A partida Portugal-Croácia contribuiu para uma enchente logo na primeira noite do certame, visionado num ecrã gigante de 5 por 3 metros enquanto se degustavam petiscos nas esplanadas das tasquinhas. E no final da partida, com o golo de Ricardo Quaresma, o Fest'Asso foi de arromba. 

Fest'Asso abriu em grande. A festa só acaba a 10 de Julho 


As coletividades, principal energia motora deste género de certames, convidam a clientela a degustar os mais variados pratos. Choco, ovas, camarão, santola e lambujinhas, iguarias servidas à moda de Setúbal, são algumas das opções. As bifanas, os hambúrgueres, os cachorros e os caracóis também não faltam em cima da mesa.
A iniciativa, uma organização conjunta da União de Freguesias de Setúbal e da ACTAS – Academia Cultural de Teatro e Artes de Setúbal, com o apoio da Câmara Municipal, dá continuidade às dinâmicas de promoção do trabalho do movimento associativo e procura manter viva as tradições populares locais.
Durante dezasseis dias, até 10 de Julho, o Fest’Asso passa os vários jogos televisionados do Europeu de futebol, incluindo os de Portugal, o próximo já no dia 30, às 20 horas, contra a Polónia.
Além de muito futebol e gastronomia, servida numa dezena de espaços, utilizados rotativamente pelas dezoito associações e coletividades presentes, medida fomentada com o intuito de promover o estreitamento de laços entre os participantes, os visitantes dispõem de divertimentos, mostras de artesanato e diversos momentos de animação e música.
“Espero que todos desfrutem da música, do futebol e da gastronomia. E lembrem-se de que estão aqui também para apoiar o movimento associativo do concelho”, salientou o presidente da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas, confiante no sucesso da festa.
O primeiro dia do certame contou com um concerto dos Central Rock, sendo que as horas dos espetáculos dependem dos horários de transmissão dos jogos do Europeu, estimando-se que se iniciem após o fim do último jogo do dia.
No segundo dia do Fest’Asso, a 26, o Vitória Futebol Clube apresentou, ao final da tarde, um sarau de ginástica, seguindo-se um concerto de Fátima Dias.
Ontem foi animado com uma atuação do Coral Infantil de Setúbal, seguindo-se um momento musical com João Rosa.
Os Bombeiros Sapadores de Setúbal organizam uma formação em Suporte Básico de Vida, no dia 28, entre as 19 e as 21 horas. No mesmo dia, André Patrão atua no palco do Fest’Asso.
No dia 29, é a vez de o Clube de Ténis de Mesa de Setúbal e do Clube Futebol “Os Sadinos” dinamizarem um espaço de ténis de mesa, entre as 19 e as 21 horas, seguindo-se um concerto de Banza.
Estudantes universitários animam as noites de dia 30 de Junho e 7 de Julho. A 1 de Julho, Toy sobe ao palco do Fest’Asso, enquanto no dia 2 atuam os Alcorrazes.

Animação continua em Julho
A 3 de Julho, o aikido e o taekwondo ocupam o Largo José Afonso, entre as 17h30 e as 19h30, atividades dinamizadas pela Secção de Aikido do Vitória Futebol Clube e pela Academia Taekwondo de Casal das Figueiras. Nessa noite, atuam os Irmãos Cabanas.
O Clube Naval Setubalense mostra hóquei em patins no dia 4, entre as 19h30 e as 21 horas, seguindo-se um espetáculo por Marco Vigário. A Delegação de Setúbal da Cruz Vermelha Portuguesa promove no dia 5, entre as 19  e as 21 horas, uma aula de zumba, seguindo-se um concerto de Jorge Nice, enquanto a 6 é a vez de os Amigos do Xico da Cana atuarem.
O Vitória Futebol Clube desenvolve uma demonstração de râguebi no dia 8, entre as 19 e as 20 horas, seguida de um momento musical pelos Klássicos.
No dia 9, entre as 19 e as 21 horas, a Água de Beber e a Elite Fight Gym dinamizam uma aula de capoeira e muay thai, noite que inclui um concerto de Ana Ritta.
No último dia de certame, a 10 de Julho, que coincide com a final do Campeonato Europeu de Futebol 2016, há uma noite de sevilhanas.
O certame funciona de domingo a quinta-feira, das 18 à uma da madrugada enquanto às sextas e aos sábados o horário é alargado até às duas da manhã. Nos dias em que os jogos do Campeonato Europeu de Futebol começam mais cedo, as portas do certame abrem antes das 18 horas, para proporcionar o visionamento da transmissão televisiva.

Agência de Notícias

Comentários