Festa do Manel da Horta regressa a Azeitão

Azeitão com sabor a tradição do Manel da Horta e das suas Marias... 

A Festa do Manel da Horta regressa nos dias 10, 11 e 12 de Junho a Azeitão com “Tradições, Sabores e Aromas” da região da Arrábida e Azeitão a marcarem presença com gastronomia, artesanato, música, ateliers, jogos tradicionais e visitas turísticas. A vida no campo e o espírito de aldeia são recriados neste já tradicional certame, organizado pela Junta de Freguesia de Azeitão com apoio da Câmara  de Setúbal, que destaca, entre dias 10 e 12, produtos gastronómicos, vínicos e artesanais da região da Arrábida e de Azeitão.
Festa do Manel da Horta este fim de semana em Azeitão 

As tasquinhas gastronómicas, com sopa caramela, provas de vinho, queijos, mel, doçaria e produtos hortícolas da região, marcam, uma vez mais, presença no certame, de entrada gratuita, a realizar no “rossio” de Vila Nogueira de Azeitão.
Os produtos hortícolas, florais, artesanais e turísticos são também atrativos do certame, onde não faltam ainda a exposição de antigas alfaias, jogos tradicionais e didáticos ligados à sensibilização do ambiente, bem como sessões de pintura ao vivo dinamizadas por artistas da região.
O “Tradição, Sabores e Aromas de Azeitão” abre as portas dia 10, às 16 horas, com a inauguração oficial a ter lugar às 20h00. Meia hora depois, há teatro de rua, com o Manel da Horta e suas Marias, a que se segue o “Baile na Horta do Manel”, com Fulano, Beltrano & Sicrano e TradBalls.
O programa contempla visitas guiadas à Casa-Museu José Maria da Fonseca, nos dias 11 e 12, sempre às 10h30. A iniciativa, para a qual deve ser feita reserva através do número de telefone 212 199 930, inclui a prova de dois vinhos produzidos naquela adega de Azeitão.
O teatro de rua, dinamizado pelo Manel da Horta e as suas Marias, volta a animar o certame, com sessões a 11, às 12 e às 15 horas  e a 12 ao meio-dia e à seis da tarde.
O “Tradições, Sabores e Aromas de Azeitão”, que este ano dá especial destaque à produção do mel na Arrábida, com o tema “Como as abelhas fazem o mel”, inclui uma exposição temática realizada pelos alunos das escolas de Azeitão, bem como ateliers de máscaras de abelhas com material reciclado, nos dias 11 e 12, às 14h30, e o atelier “O Papel da Abelha”, nos dois dias, às 16h15, uma animação à volta do mel com Erico Marques, da Colmeia Azeitão.
De salientar, igualmente, um atelier de música, nos dias 11 e 12, às 15h30, no Espaço Descobertas, localizado na escola junto da casa do Manel da Horta, que inclui desfile com fatos reciclados e os ateliers “A Horta na Cozinha”, de modelagem de pasta de açúcar, com Cláudia Ribeiro, e “Construção de Bonecos Ecológicos”, a realizar, respetivamente, no dia 11 e 12, às 17 e às 17h30.
Além do jardim, da horta, do curral de ovelhas e de uma exposição de antigas alfaias agrícolas, o evento conta ainda com animação musical pelo Grupo Coral “Os Amigos dos Sadinos”, a 11, às 20h30, e pelos Cavaquinhos da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, a 12, às 18h30.
O Manel da Horta, mascote criada pelo cartoonista Augusto Cid, juntamente com as suas Marias, é uma presença constante na animação do certame, que funciona das 16 às 24 horas no dia 10, das 10 às 24 horas a 11 e das 10 às 21 horas no último dia, domingo.

Comentários