Explosão em lar de Sarilhos Grandes fez 6 feridos

Polícia Judiciária investiga explosão em lar de idosos 

O presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta, afirmou hoje à Lusa que os 18 utentes do lar onde ocorreu uma explosão vão ser transferidos para outra unidade e que o equipamento vai encerrar para obras. Ainda de acordo com a autarquia, o lar de idosos, em Sarilhos Grandes, onde esta quinta-feira de manhã ocorreu uma explosão, está devidamente licenciado, com alvará de funcionamento emitido pela Segurança Social de Setúbal. Nuno Canta acrescentou que a explosão terá sido causada por uma fuga de gás propano que ocorreu na zona da cozinha. "Terá sido uma fuga de gás num cano na zona da cozinha, que originou mesmo a queda de um pedaço da parede. No lar estavam a decorrer obras de melhoramento, mas não sabemos se estas terão tido algo a ver com a explosão", referiu o autarca. A PJ de Setúbal está a investigar a explosão.
Explosão ocorreu esta manhã num lar com 18 utentes 

"Houve uma explosão que terá sido de gás propano e que afetou a zona da cozinha do lar. Foram afetados cinco utentes e um funcionário que estavam nas imediações, mas a indicação que tenho é de que se trata de ferimentos ligeiros", referiu o autarca no local. 
Enquanto o lar estiver fechado para obras, os utentes vão ser transferidos para outra unidade que a proprietária possui, explicou Nuno Canta.
O autarca disse ainda que, à partida, a explosão não causou danos estruturais no edifício, mas os serviços da Câmara do Montijo vão avaliar o espaço.
De acordo com o presidente da Câmara do Montijo, o lar de idosos está devidamente licenciado, com alvará de funcionamento emitido pela Segurança Social. “A Segurança Social [de Setúbal] já nos confirmou que a unidade tem alvará e as obras de remodelação também têm licença da Câmara Municipal”, disse Nuno Canta, no local, depois de ter entrado nas instalações onde se deu o rebentamento. 
A explosão, que provocou seis feridos ligeiros em cinco idosos e um funcionário, aconteceu cerca das 11 da manhã, antes de começar a ser servido o almoço, pelo que os ferimentos foram provocados pelo efeito de projecção, que se fez sentir na sala anexa onde estavam os utentes, e não por queimaduras referiu a Protecção Civil Municipal. Segundo a mesma fonte, a rebentamento foi provocado por uma fuga de gás na cozinha e não teve relação com as obras de remodelação que estão a decorrer no lar Recantos da Memória, localizado na localidade de Broega, na freguiesia de Sarilhos Grandes. 
Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Setúbal (CDOS) afirmou que os feridos foram assistidos no local por uma equipa de emergência médica e posteriormente transportados para o Hospital do Barreiro.
De acordo com o CDOS, foram mobilizados para o local um total de 22 operacionais e 10 viaturas dos bombeiros, do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e da GNR. As investigações estão agora a cargo da Polícia Judiciária de Setúbal.




Comentários