Bote Leão chega a Alcochete este domingo

O barco mais veloz que Alcochete viu está de regresso ao rio 

A câmara de Alcochete inaugura no próximo dia 19 de Junho, o bote Leão, uma das embarcações mais emblemáticas do Tejo e acarinhada pela população de Alcochete. Objeto de uma candidatura a fundos comunitários e de um apoio mecenático a embarcação foi construída de raiz no estaleiro naval de Jaime Costa, de acordo com as técnicas utilizadas na construção das antigas embarcações que navegavam no Tejo.
Bote Leão começa a navegar no Tejo a 19 de Junho 

“Criámos as condições para a construção do bote Leão, que obedeceu a um rigoroso planeamento quer na sua construção, quer do ponto de vista financeiro”, diz Luís Miguel Franco que salienta a forma exemplar como decorreu o processo negocial com a administração da Lusoponte. De acordo com o presidente da Câmara de Alcochete, a concessionária da Ponte Vasco da Gama  traduziu-se “num apoio financeiro mecenático de 200 mil euros".
“Ao abrigo do PROMAR a autarquia obteve um outro apoio financeiro, muito significativo, na ordem dos 120 mil euros, assumindo a câmara municipal um esforço financeiro de 49 mil euros, o que faz com que o bote Leão seja um sucesso do ponto de vista da construção e financeiro”, refere o presidente da câmara, na edição do Jornal InAlcochete.
Para Luís Miguel Franco, Alcochete tem agora uma embarcação tradicional à disposição da população, que valoriza o concelho do ponto de vista cultural e é sustentável do ponto de vista da sua utilização: “O bote Leão vai ser importante para recuperar uma parte das memórias coletivas, que vagueiam nas tradições orais e também no plano da vocação turística e náutica de Alcochete”.
A chegada do bote Leão à ponte cais de Alcochete está prevista para as 15h30, naquela que é a viagem inaugural da embarcação, segue-se o batismo do “Leão” e os discursos oficiais do presidente da câmara, Luís Miguel Franco, e do presidente do conselho de administração da Lusoponte, Joaquim Ferreira do Amaral.
Mas este dia que vai de ser de festa começa de manhã com a realização de ateliês para crianças, e já no período da tarde com as atuações dos ranchos folclóricos do concelho e do grupo Insígnia, e do desfile de fanfarras, numa organização dos Bombeiros Voluntários de Alcochete.
A exposição “Bote Leão – o Rei dos Nordestes regressa ao Tejo”  foi inaugurada esta quinta-feira e antecedeu a Conversa da Borda d’Água, na qual participaram o presidente da câmara, o mestre de estaleiro que construiu o bote e outros convidados. 

A história do rei do Rio 
A par da promoção turística do município e da preservação das tradições marítimas locais, "a divulgação do conhecimento das antigas práticas de navegação e das caraterísticas das embarcações tradicionais é também uma das principais finalidades deste projeto que, dada a sua importância para a comunidade local, está igualmente consubstanciado no plano de desenvolvimento estratégico 'Alcochete 2025'", diz Luís Miguel Franco.
O Tejo sempre assumiu uma relevância económica para a Região e, dada a sua posição geográfica, Alcochete sempre desenvolveu uma relação estreita com o rio. Das várias embarcações de Alcochete, duas ainda são relembradas pelas gentes locais: o bote Leão e o vapor Alcochete, mais conhecido por “Menino”.
Até ao início do século XX, as ligações fluviais eram muito morosas e, dada a configuração do seu casco, o bote Leão, propriedade de D. António, Marquês de Soydos, permitia a realização de uma travessia mais rápida e, por isso, não é de estranhar que tenha ficado gravado na memória das gentes locais como o barco mais veloz que Alcochete tinha, até então, ao seu serviço.
Depois da fragata Alcatejo ter sido retirada do rio, por apresentar problemas estruturais, que colocavam em causa as suas condições de navegabilidade, a Câmara Municipal "submeteu uma candidatura para a obtenção de fundos comunitários, que viabilizassem a aquisição de uma nova embarcação tradicional que permitisse ao município prosseguir com a estratégia de promoção turística, numa estreita relação com o rio", conclui a Câmara de Alcochete.



Comentários