Alcochete promove Semana da “Caldeirada à Fragateiro”

Prato típico da gastronomia ribeirinha à prova em 17 restaurantes 

Se ainda não degustou um dos pratos típicos da gastronomia ribeirinha, então não hesite e participe na Semana da “Caldeirada à Fragateiro” que vai decorrer até 19 de Junho, em Alcochete e Samouco. Dezassete restaurantes locais vão demonstrar o inigualável sabor deste prato tradicional durante esta iniciativa promocional que dá início ao programa de inauguração do “Bote Leão” que fará a sua primeira viagem no Tejo, a 19 de Junho. 

Semana da Caldeirada à Fragateiro  prolonga-se até 19 Junho 

Rica em pratos de peixe, a gastronomia de Alcochete traduz a proximidade ao rio e a sua história intimamente relacionada com os marítimos. Para além do peixe assado na brasa ou do ensopado de enguias, a caldeirada à fragateiro é um dos pratos mais apreciados na gastronomia local. Outrora, era cozinhada tanto em terra, como no mar, pelos marítimos que aproveitavam a água salgada para amanhar e lavar os peixes que “entram” na sua confeção.
Chocos, tamboril, tramelga, pata-roxa, arraia, safio, eiroz (enguias) ou sardinha são exemplos de peixes que fazem parte da lista de ingredientes da caldeirada à fragateiro.
Até 19 de Junho poderá saborear uma caldeirada fragateiro em qualquer um dos restaurantes aderentes desta semana gastronómica. “Pé de Salsa”, “Pateo Alcochetano”, “Rossio”, “Don Peixe”, “Petiscos do António”, “Jangada do Tejo”, “Solar do Peixe”, “Restaurante Alternativa”, “A Taverna”, “Divina Gula”, “O Marítimo”, “Amália”, “O Barrete Verde”, “Luís Miguel Rei”, “Restaurante Estrada Real”, “O Telheiro da Ti Ana” e “O Moinho da Praia” são os restaurantes que fazem desta Semana da “Caldeirada à Fragateiro” uma festa de sabores.
Esta é uma iniciativa integrada no programa de inauguração do Bote Leão que vai decorrer até 19 de Junho.  Nesse dia, o bote Leão faz a sua viagem inaugural desde o estaleiro onde foi construído até à ponte cais em Alcochete, num dia que se quer de festa e de reavivar de histórias que permanecem na memória dos que conheceram a embarcação original.

Comentários