Mar com semana de atividades em Setúbal

“Um programa virado para a tradição e também para o futuro”

A tradição e o futuro são componentes marcantes da Semana do Mar e do Pescador de 2016, que decorre em Setúbal  até 5 de Junho com um programa que inclui um vasto leque de atividades. A vereadora das Atividades Económicas, Carla Guerreiro, na apresentação pública da iniciativa, realizada no Mercado do Livramento, que a economia do mar é a fonte de subsistência para “centenas de famílias locais, mas também para os inúmeros restaurantes que reforçam, todos os dias, a fama de Setúbal de servir o melhor peixe no país”.

Setúbal dedica semana aos problemas e às riquezas do mar 

A Semana do Mar e do Pescador forma “um programa virado para a tradição e também para o futuro”, sublinhou Carla Guerreiro ao resumir o conjunto de eventos previstos, que contemplam ações orientadas tanto para a divulgação junto dos mais novos de atividades típicas da pesca, como para a própria valorização dos profissionais que desempenham funções relacionadas com o mar.
A Câmara Municipal e a União das Freguesias de Setúbal, entidades organizadoras do certame, e os respetivos parceiros pretendem “valorizar mais estes profissionais” ligados às atividades marítimas, o que justifica“estender este ano as comemorações a vários dias”, disse Carla Guerreiro.
Com um programa de 16 dias de iniciativas que têm origem nas comemorações do Dia Nacional do Pescador, a 31 de Maio, o presidente da União das Freguesias de Setúbal considera que este é o caminho a seguir para dar mais força a uma classe que enfrenta dificuldades um pouco por todo o país.
“Para defender alguma coisa, tem de se começar por enaltecer essa mesma coisa. Temos de ser os primeiros a reconhecer a sua importância. Setúbal não seria aquilo que é sem os seus pescadores. A maioria dos setubalenses, se não trabalha no mar, tem um familiar que trabalha ou que já fez dele a vida”, sublinhou a autarca.
Numa altura em que o concelho revela sinais de crescimento nos mais variados setores económicos, Carla Guerreiro quer “que nesta área[atividades do mar] também se verifique o mesmo, correspondendo a uma lógica transversal à própria atualidade de Setúbal”.
Exposições, workshops, cerimónias religiosas, ações de sensibilização junto da comunidade escolar e aulas sobre espécies piscícolas são atividades previstas no programa de eventos, no qual se destacam a Semana Gastronómica da Cavala, um encontro nacional de marinheiros e ex-marinheiros da Armada, uma sessão de esclarecimento sobre fundos comunitários e até uma corrida de botes a remos.

Programa da Semana do Mar 
O programa de homenagem à atividade piscatória no concelho apresenta a Semana da Cavala, certame gastronómico a realizar entre os dias 21 e 29 de Maio, que destaca esta espécie de peixe nas ementas de restaurantes da cidade.
De 26 de maio a 5 de Junho decorre uma Mostra das Tradições Marítimas, no Parque Urbano de Albarquel, com organização da União das Freguesias de Setúbal, que inclui, de segunda a sexta-feira, das 10 às 12 horas, workshops de pintura alusiva à pesca. Todos os dias, das 12 às 24 horas, há petiscos com sabor a mar confecionados por pescadores, acompanhados de animação musical a partir das 21 horas.
A exposição “Rostos de Água e Sal” é inaugurada a 26, às 17 horas, na Avenida José Mourinho, junto dos cacifos da pesca, onde fica patente até 5 de junho, iniciativa organizada igualmente pela União das Freguesias de Setúbal.
A Associação “O Alcache” organiza, no dia 28, o 39.º Encontro Nacional de Marinheiros e Ex-Marinheiros da Armada, no Edifício da Lota (Cais 2), entre as nove e as 20 horas. O evento inclui, entre outros, uma exposição em autocarro itinerante da Marinha, patente no Largo José Afonso, a visita a um navio atracado junto do Edifício da Lota e um concerto, às 17 horas, pela Banda da Armada, no Auditório José Afonso.
Uma missa de homenagem aos pescadores, marcada para as 08h00, na Igreja de São Sebastião, é o destaque de domingo, 29, com organização da Associação Família do Mar de S. Sebastião e da Câmara Municipal de Setúbal.
No dia 30, pelas 9h15, tem lugar uma ação de sensibilização dirigida aos alunos do 1.º ciclo, com o título “Pradarias Marinhas: Um ninho no fundo do estuário”. A iniciativa, dinamizada pela Ocean Alive com o apoio da autarquia, realiza-se na embarcação Maravilha do Sado, recentemente requalificada para fins lúdicos e didáticos. A ação é conduzida por uma bióloga marinha e pescadora.
A 31 de maio, Dia Nacional do Pescador, há a tradicional cerimónia de deposição de flores no Memorial ao Pescador Setubalense Desaparecido, no Cemitério de Nossa Senhora da Piedade, pelas 10h30. A iniciativa é organizada numa parceria entre a Câmara de Setúbal e a Associação Família do Mar de S. Sebastião.
No mesmo dia, a partir das 14h30, no auditório do Ninho de Novas Iniciativas Empresariais de Setúbal, localizado no Mercado do Livramento, decorre a sessão “Fundos Comunitários para o mar e para as pescas”. O objetivo é prestar esclarecimentos sobre o Programa Operacional MAR2020 e sobre o Programa Costeiro de Desenvolvimento Local de Base Comunitária da Península de Setúbal – DLBC Costeiro.
A Semana do Mar e do Pescador prossegue a 1 de Junho, com uma nova ação de sensibilização dirigida aos alunos do 1.º ciclo sobre as pradarias marinhas, a bordo do Maravilha do Sado, também às 9h15.
Os alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo têm ainda oportunidade, no mesmo dia, a partir das 10 horas, de visitar o Mercado do Livramento e, neste espaço, de observar antigos pescadores a entrilhar as redes, numa ação dinamizada pela Associação Família do Mar de S. Sebastião e pela autarquia.
As atenções nos dias 2 e 3 Junho centram-se em aulas ao vivo sobre as espécies cavala e carapau, numa ação de promoção do pescado nacional, a decorrer no Mercado do Livramento das 10 às 12 horas. As inscrições, gratuitas e obrigatórias, devem ser feitas através do endereço gae@mun-setubal.pt ou do telefone 265 545 390. As aulas ao vivo são dinamizadas pela DocaPesca, pela Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal e pela Câmara Municipal de Setúbal.
O programa da Semana do Mar termina a 5 de Junho com uma corrida de botes a remos, às 10 horas, a que se segue, pelas 12 horas, um almoço-convívio comemorativo do Dia do Pescador e animação musical, no Parque Urbano de Albarquel.

Agência de Notícias


Comentários