Estratégia e Desenvolvimento discutidos no Barreiro

O futuro da cidade passa pela contribuição de todos 

10 Oficinas temáticas e um Fórum integram o “Congresso Barreiro 2030 – Estratégia e Desenvolvimento” apresentado à comunicação social pelo executivo da Câmara do Barreiro. A uma só voz, os autarcas apelaram à participação da população neste processo. “Queremos que este debate contribua para influenciar o que queremos que seja o nosso futuro, para isso é indispensável a contribuição de todos”, sublinhou Carlos Humberto, presidente da autarquia local. As Oficinas decorrerão de 19 Maio a 7 Junho e o Fórum está agendado para o dia 18 de Junho, no Auditório Municipal Augusto Cabrita.
Câmara apresentou temáticas do Congresso Barreiro 2030 

A iniciativa terá como base o documento “Estratégia de Desenvolvimento – Barreiro-2030” que ao longo dos últimos dois anos tem sido elaborado pela equipa técnica do Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano, liderada pelo professor Jorge Gaspar, pela Câmara  do Barreiro (vereadores com Pelouro e técnicos), com os contributos do Conselho Estratégico (composto por personalidades do Concelho com reflexão e atividade no quotidiano local, nos mais diferentes sectores de atividades).
Rui Lopo, responsável pelas áreas do Planeamento, Ordenamento do território, Ambiente e mobilidade, sublinhou que se trata de “um documento importantíssimo para o futuro do Concelho que define as linhas estratégicas que irão contribuir para revisão do Plano Director Municipal. Adiantou que para o primeiro trimestre de 2017, pode ser colocada em discussão pública a proposta de PDM.
O Congresso será caraterizado, segundo Rui Lopo, por dois blocos. Um com 10 oficinas, ou workshops, abertos à população (sobre diversos temas, como por exemplo a demografia, o desenvolvimento cultural, a cidade, o território, as infraestruturas, entre outros) “onde a população pode participar ativamente na construção e reflexão dos desafios que já temos propostos”, refere o vereador.
O Fórum fará parte de um segundo bloco “onde se procurarão retirar conclusões não só do documento, mas também das oficinas já realizadas”.
O documento estratégico e toda a informação relacionada com o Congresso estarão, em breve, disponíveis para consulta no site oficial da Câmara do Barreiro.
Para além deste evento, Rui Lopo adiantou que estão previstos mecanismos de participação, como por exemplo outras reuniões de apresentação do documento estratégico.

Autarquia quer contribuição de todos
Por seu lado, Sofia Martins, responsável pelas áreas das obras municipais, rede viária, águas e resíduos, reforçou o apelo à participação da população neste processo. “A compreensão é muito importante para perceber as estratégias que temos e a forma como iremos atuar. São processos que condicionam não só o trabalho futuro de planeamento, mas também o trabalho diário da cidade”, referiu a vereadora da Câmara do Barreiro.
Carlos Humberto considera importante a reflexão do futuro do Concelho, “porque queremos influenciar o que vai acontecer”. O presidente da Câmara sublinha que a estratégia “está a ser influenciada por múltiplas entidades públicas e privadas, perspetivando o que se vai passar no futuro do Concelho, integrado na Área Metropolitana de Lisboa”.
O autarca explicou ainda que esta é uma “fase intermédia da discussão e queremos dar, a partir de agora, dimensão pública. Até agora houve um trabalho de auscultação. Fizemos dezenas de reuniões com todos os elementos do executivo da Câmara do Barreiro, outros eleitos e agentes económicos. É um processo de construção até ao último momento. Iremos, ainda, discutir com todos os trabalhadores da autarquia e vamos ouvir outras entidades”.
O autarca finalizou a sua intervenção, apelando à participação. “Queremos que este debate contribua para influenciar o que queremos que seja o nosso futuro para isso é indispensável a contribuição de todos”, realçou Carlos Humberto.

Agência de Notícias

Comentários