Utentes protestam na estrada entre Sines e Santo André

Marcha lenta para retirada de pinos da ER 261-5  

O Movimento de Utentes de Vila Nova de Santo André, um grupo formado na rede social facebook que conta com perto de 4500 membros, convocou um protesto para exigir “a retirada imediata dos pinos da Estrada Regional (ER) 261-5 para este sábado à tarde. “A estrada regional com perfil de auto-estrada que liga Sines a Santo André está desde 2010 por concluir, com sucessivos atrasos na sua requalificação”, escrevem os promotores do protesto numa nota enviada à comunicação social. Esta foi a forma encontrada pelo grupo de utentes para “exigir ao Governo e à empresa Infraestruturas de Portugal e Estradas da Planície a retirada imediata dos pinos”.
Automobilistas vão fazer marcha lenta este sábado  

Centenas de utentes da Estrada Regional 261-5, que liga as cidades de Sines e Santo André, são esperados no próximo sábado, 30 de Abril, em mais uma manifestação para reivindicar mais segurança na via que há seis anos está dividida por pinos.
A manifestação, convocada pelo Movimento de Utentes de Vila Nova de Santo André, pretende exigir do Governo e da Infraestruturas de Portugal e Estradas da Planície, a retirada imediata dos pinos que atravessam a via numa extensão de 13 quilómetros.
Nuno Ferreira, um dos elementos do movimento, criado após a marcha-lenta que se realizou em 2014, lamenta "o silêncio da concessionária em relação à reivindicação dos cerca de 10 mil habitantes que utilizam diariamente este troço".
"A sucessão de pinos separa duas faixas de rodagem, condicionando a circulação a apenas uma faixa em cada sentido e com um limite de velocidade máxima de 50 quilómetros por hora", lembra o Movimento de Utentes daquela via.
Nuno Damas, porta-voz do movimento acrescenta que "há automobilistas prejudicados e obrigados a percorrer mais quilómetros para chegar ao destino".
A primeira marcha-lenta contou com 500 automóveis e perto de mil manifestantes mas o movimento espera superar o número de participantes uma vez que se "trata de uma reivindicação antiga da população que não pode baixar os braços", apela Nuno Damas.
A marcha lenta automóvel está marcada para o próximo dia 30 de Abril, a partir das 14 horas e será antecedida de uma reunião com a população.

Presidente da Câmara de Santiago do Cacém leva tema ao Governo 
O presidente da Câmara de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, já fez saber que, tem agendada, para o dia 27 de Maio, uma reunião com o Secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme d’Oliveira Martins. As obras inacabadas na Estrada Regional 265-1, entre Santo André e Sines, serão o “prato forte” do encontro.
Álvaro Beijinha relembra que “este é o principal acesso, por exemplo, de 70 por cento da mão de obra do complexo industrial e portuário de Sines. Estamos a falar de milhares de pessoas, diariamente”. Nos últimos anos, “têm sido sucessivas as intervenções da Câmara e da Junta, junto do Governo e da Estradas de Portugal (agora Infraestruturas de Portugal), reivindicando e exigindo solução para o problema.
Álvaro Beijinha está “com esperança de que este novo Governo possa estar mais sensível para esta situação, que é vergonhosa e inaceitável”.

Agência de Notícias

Audio Player

Comentários