Setúbal recebe final da supertaça em Andebol

Pavilhão das Manteigadas recebe o melhor andebol nacional 

O andebol está em destaque em Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016 com a realização, em Agosto, de dois dos maiores eventos do calendário nacional da modalidade, concretamente competições da supertaça, em masculinos e femininos, e uma gala desportiva. A realização destes dois eventos que integram o programa de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016 foi oficializada no dia 21, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a assinatura de um protocolo de colaboração entre a Câmara de Setúbal e a Federação de Andebol de Portugal.
Benfica [já apurado] e Sporting podem encontrar-te na supertaça

A presidente da Câmara  de Setúbal, Maria das Dores Meira, sublinhou que a Supertaça Masculina e Feminina de Andebol e a Gala de Andebol são “dois eventos da maior importância do desporto federado” e“marcantes no vasto programa” de atividades desportivas asseguradas para este ano.
A Supertaça de Andebol está agendada para 28 de Agosto, no Pavilhão Desportivo Municipal das Manteigadas, com jogos às 14 horas, em femininos, e às 17 horas, em masculinos, categoria na qual está já garantida a presença do Sport Lisboa e Benfica que defronta o Sporting Clube de Portugal ou o ABC de Braga.
No dia antes, a 27, às 21 horas, o Fórum Municipal Luísa Todi recebe a Gala da Federação de Andebol de Portugal, momento de confraternização da família andebolista na qual são distinguidos atletas, técnicos e dirigentes da época desportiva 2015/2016, e que homenageia uma individualidade.
A autarca frisou que a assinatura do protocolo com a Federação de Andebol de Portugal constitui “mais um importante elemento no grande edifício que começou a ser construído ainda em 2015, quando foi decidido candidatar Setúbal a Cidade Europeia do Desporto”.
No âmbito desta parceria a autarquia assume a elaboração de planos de promoção dos eventos, a disponibilização de salas e equipamentos para a realização de controlos antidoping, a comparticipação no alojamento das equipas e participantes na gala e o transporte local dos participantes na supertaça.
“Estou certa de que valerá a pena este esforço municipal para ter na cidade eventos desportivos desta importância”, realçou Maria das Dores Meira. Acrescentou, ainda, que são iniciativas nas quais “vão estar os melhores do andebol” e que “glorificam os atletas” desta modalidade.

"A parceria com o município trará bons resultados"
O presidente da Federação de Andebol de Portugal, Ulisses Pereira, destacou que os dois eventos a realizar em agosto, uma “modesta mas sentida participação do andebol nacional” no âmbito de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, “são de grande importância e marcam o arranque desportivo da época”.
Aquele responsável, ao vincar que “o andebol tem profundas raízes na cidade”, afirmou que a realização destes eventos em Setúbal procura, igualmente, contribuir para “o desenvolvimento dos clubes setubalenses”, sobretudo com trabalho meritório “na área da formação”.
Ulisses Pereira, confiante de que “a parceria [com o município] trará bons resultados, não apenas em ano de Cidade Europeia do Desporto mas também para o futuro”, adiantou ainda que os jogos da Supertaça de Andebol, em masculinos e femininos, vão ter transmissão televisiva.
Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, com programa organizado pela Câmara Municipal, inclui até ao final do ano um vasto conjunto de atividades desportivas, entre competições oficiais e provas de caráter popular, a par de iniciativas que fomentam o conhecimento e a qualificação individual.
Maria das Dores Meira realçou que o título europeu serve de pretexto “para apostar no reforço de iniciativas e dar continuidade à aposta na promoção da saúde pela prática da atividade física e desportiva”, assim como para ampliar a oferta desportiva e melhorar as condições de prática do desporto no concelho.
“Agradeço à Federação de Andebol de Portugal a disponibilidade que manifestou para estabelecer esta parceria e, desta forma, se associar também a esta grande glorificação do desporto nacional que é a Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016”, concluiu a autarca setubalense.

Agência de Notícias

Comentários