Sesimbra candidata quatro praias à Bandeira Azul

Ouro, Moinho de Baixo, Califórnia  e Lagoa de Albufeira entre as candidatas 

A Câmara de Sesimbra apresentou candidaturas à Bandeira Azul da Europa para as praias da Califórnia e Ouro, em Sesimbra, Moinho de Baixo, no Meco, e Lagoa de Albufeira-mar. A formalização das candidaturas teve lugar em fevereiro, aguardando-se a decisão do júri internacional, que deve ser conhecida em Maio. Qualidade da água, limpeza dos areais, acessos, equipamentos e atividades de cariz ambiental são alguns dos fatores que têm permitido que as praias do concelho de Sesimbra sejam distinguidas com a Bandeira Azul há vários anos.
Sesimbra quer bandeira azul em quatro praias do concelho 

Em 2015 estas quatro praias foram distinguidas com a Bandeira Azul por cumprirem os critérios exigidos pela Associação Bandeira Azul da Europa, como a qualidade da água, gestão ambiental, equipamentos e segurança. Aliás, com exceção da Lagoa de Albufeira-mar, que recebeu este símbolo de qualidade ambiental pela primeira vez em 2014, todas as outras o exibem há vários anos.
A primeira praia sesimbrense a receber a Bandeira Azul foi a Califórnia, em 1987, logo no primeiro ano deste programa. Dois anos depois o Moinho de Baixo hasteou-a pela primeira vez e, em 2005, o símbolo foi atribuído à Praia do Ouro. Refira-se que a autarquia "tem vindo a realizar vários melhoramentos nas zonas balneares, dos quais se destacam os acessos e equipamentos, o que tem contribuído para a atribuição deste galardão às praias sesimbrenses", conta fonte da Câmara Municipal.
Para além da Bandeira Azul as praias do Ouro e Moinho de Baixo têm sido distinguidas com a bandeira de Praia Acessível, galardão que poderá de novo vir a ser hasteado em 2016, caso as candidaturas venham a ser aprovadas.
O Programa Bandeira Azul da Europa foi criado em 1987, integrado no programa do Ano Europeu do Ambiente, com o objetivo de elevar o grau de consciencialização dos cidadãos e dos decisores para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro, e incentivar a realização de ações com vista à resolução dos problemas aí existentes.

Agência de Notícias

Comentários