PDM Montijo continua em discussão no concelho

PDM quer melhorar a qualidade de vida e trazer desenvolvimento económico 

A revisão do Plano Diretor Municipal do Montijo  continua em execução e nesse âmbito decorreu, na Escola Profissional do Montijo, um Workshop de Focalização sobre a Avaliação Ambiental Estratégica. O presidente da Câmara  do Montijo, Nuno Canta, abriu a sessão, salientando a importância do envolvimento de todos os “atores políticos, cidadãos, empresários, trabalhadores, associações e centros de conhecimento e investigação” numa estratégia de desenvolvimento territorial.
Câmara do Montijo quer aprovar novo PDM ainda neste mandato 

O autarca considerou, ainda, que “a 2.ª geração do PDM Montijo tem como enfase os temas do desenvolvimento económico, dos aglomerados urbanos e da qualidade de vida urbana. É fundamental que o novo PDM equacione as potencialidades de desenvolvimento do concelho, aponte as ações e projetos estruturantes, que seja mais estratégico e sustentável, que assuma um futuro melhor para território, utilizando melhor os recursos públicos para orientar as iniciativas privadas, sem prejuízo dos valores ambientais”, realçou Nuno Canta.
Maria Rosário Partidário, professora do Instituto Superior Técnico e coordenadora do estudo de Avaliação Ambiental Estratégica do PDM Montijo, ressaltou “a vontade do município em ter um processo não apenas estratégico, mas participado e colaborativo. Esta sessão é crucial para isso. É uma forma de juntar perspetivas e tentar organizar formas conjuntas de olhar para o futuro não só para resolver os problemas de hoje mas para dinamizar novas oportunidades”.
Durante o workshop, os 70 participantes desenvolveram sessões de trabalho onde identificaram e priorizaram as potencialidades e debilidades do concelho do Montijo. Entre os aspetos nomeados e que serão agora incluídos na revisão do PDM Montijo e na respetiva Avaliação Ambiental Estratégica estão a frente ribeirinha, o aquífero, a identidade montijense e a centralidade do município.

Agência de Notícias

Comentários