Feira Nacional do Porco arranca amanhã no Montijo

Organização espera mais de 25 mil visitantes em três dias 

Inicia-se na próxima quinta-feira, dia 12 de Maio, a 23ª Feira Nacional do Porco onde são esperados cerca de 25 mil visitantes entre público profissional e não profissional. No momento em que o setor vive uma situação muito delicada, a Feira Nacional do Porco promete ser um fórum de encontro e discussão das soluções e de reforço das reivindicações dos responsáveis da atividade nos últimos meses. A feira será inaugurada pelo Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos. O presidente da Câmara do Montijo sublinha que é com “orgulho e alegria que Montijo acolhe mais esta edição da Feira do Porco de dimensão nacional e internacional, que projecta a nossa cidade no futuro”. A animação vai estar a cargo, entre outros, dos D.A.M.A., Luís Sequeira, Los Romero e de uma Noite da PopularFM que leva ao palco da Montiagri, Canta Brasil, Jéssica Portugal, Jorge Guerreiro, Mónica Sintra, entre outros artistas portugueses. 
Montijo recebe mais uma edição da Feira do Porco de 12 a 14 de Maio

Vitor Menino, presidente da Federação Portuguesa das Associações de Suinicultores,  recordou que o evento este ano será realizado “numa casa renovada, que se tornou possível devido à forte colaboração e empenho da Câmara do Montijo e da União de Freguesias do Montijo e Afonsoeiro”.
Vítor Menino informou que foram realizadas “intervenções relevantes de melhoria dos espaços com vista a um maior conforto, visibilidade e comodidade dos expositores e visitantes”.
“Os profissionais poderão aqui encontrar as maiores inovações disponíveis no mercado português e mundial e tomar contato nas jornadas técnicas com os temas mais relevantes e atuais do setor”, disse o presidente da Federação Portuguesa das Associações de Suinicultores, acrescentando que os “visitantes não profissionais poderão contactar com o mundo rural e perceber como a comida chega aos seus pratos”.
O presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta, afirmou que a autarquia montijense já "realizou um investimento aproximado de 200 mil euros na melhoria das infra-estruturas da Montiagri e também no apoio à feira”.
“A produção e transformação de carne de porco é, hoje, um dos elementos mais importantes da base económica da cidade do Montijo”, afirmou Nuno Canta.
O autarca sublinhou que é com “orgulho e alegria que Montijo acolhe mais esta edição da Feira do Porco de dimensão nacional e internacional, que projecta a nossa cidade no futuro”, acrescentando que “promover uma feira nacional na cidade é um exemplo de confiança”.

Feira do Porco abre portas a Espanha 
São mais de 300 expositores e 3 dias de jornadas técnicas que colocarão no mesmo espaço Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, Diretora-Geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, Ana Isabel Trigo de Morais, e o presidente da Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores, Vítor Menino.
A Feira será segmentada em cinco áreas distintas. O Pavilhão Profissional com 3800 m2 será o coração da Feira. Aqui estarão as empresas ligadas à fileira da carne de porco. Contíguo à zona profissional estará o Pavilhão Multiusos. Nesta área poderão encontrar-se as empresas representantes de diferentes atividades como arte, tecnologia, agricultura, ou construção civil, todas com ligações ao setor da suinicultura. O Auditório está reservado para as jornadas técnicas.
Especialmente dedicado aos visitantes não profissionais, estará o Pavilhão da Gastronomia, onde se localizam as populares Tasquinhas, e quatro restaurantes com os seus produtos de charcutaria, fumeiro, doçaria, bebidas e licores. Ao ar livre estará exposta a maquinaria pesada e decorrerá o programa lúdico da Feira.Quem visitar a Feira do Porco, para além da mostra em si, vai poder apreciar a gastronomia portuguesa nos restaurantes e tasquinhas. Para este efeito serão celebradas parcerias com a hotelaria e a restauração dos concelhos do Montijo, Moita e Alcochete e, também, com escolas profissionais e entidades de promoção de lazer dos referidos concelhos.
Depois do sucesso da 22ª edição, onde estiveram presentes 84 empresas e organizações diretamente ligadas ao setor, para além de 40 empresas ligadas a outras áreas de atividade e que ocuparam, na totalidade, os 218 espaços de exposição disponíveis, a Comissão Organizadora aposta este ano na consolidação deste evento nacional, posicionando-o, cada vez mais à escala ibérica. Esta edição conta já com a representação de 10 empresas espanholas no certame.
A animação vai estar a cargo, entre outros, dos D.A.M.A., (sexta-feira), Luís Sequeira, Los Romero e de uma Noite da PopularFM, no sábado, que leva ao palco da Montiagri, Rita Santos, Canta Brasil, Jessica Portugal, SoulPlay, Jorge Guerreiro e Mónica Sintra.

Agência de Notícias

Comentários