Montijo inaugura memorial em honra dos combatentes

Em nome de todos os heróis do Montijo e da pátria 

Na passagem do 42.º aniversário do 25 de Abril foi inaugurado o Monumento de Homenagem aos Combatentes na Guerra do Ultramar, junto ao cemitério de São Sebastião, no Montijo. Centenas de pessoas assistiram ao descerrar da placa pelas mãos do secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, do presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta, e do presidente da Liga dos Combatentes, Chito Rodrigues. “Neste dia é justo homenagear as nossas forças armadas, lembrar os homens e as mulheres que participam em missões militares ao serviço da manutenção da paz e da segurança”, declarou Nuno Canta. 
Inauguração de memorial  contou com centenas de pessoas 

A sessão solene nos Paços do Concelho foi outro dos momentos marcantes das comemorações do Dia da Liberdade que incluíram outras iniciativas, tais como o espetáculo “Abril de Abril”, a III Corrida e Caminhada da Liberdade, o XI Passeio BTT Rota Saloia e o concerto pela Banda da Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro.
Na inauguração do monumento, o presidente da Câmara do Montijo afirmou que o mesmo é “um testemunho perene do sacrifício dos montijenses feito ao serviço da bandeira nacional”, mas também uma homenagem às Forças Armadas.
“Neste dia é justo homenagear as nossas forças armadas, lembrar os homens e as mulheres que participam em missões militares ao serviço da manutenção da paz e da segurança”, declarou o presidente da autarquia.
O secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, mencionou a importância de honrar os combatentes e motivar a juventude nestas comemorações.
“Não esqueceremos que aqueles que têm o seu nome gravado nesta parede caíram ao serviço da perenidade da Pátria. É esta a forma de os lembrarmos, honramos e reiterarmos a confiança no nosso desígnio nacional e de, ao mesmo tempo, motivarmos a juventude portuguesa para servir o país nas fileiras das Forças Armadas”, afirmou Marcos Perestrello.
Na cerimónia comemorativa do 25 de Abril, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, foram abordados temas como a importância das conquistas de Abril e a sua manutenção nos dias de hoje, a relevância do poder local para a construção e consolidação da democracia e a necessidade de credibilizar a política e incentivar a participação dos cidadãos.
A cerimónia contou com as intervenções de Nuno Canta, presidente da Câmara do Montijo, de Pedro Carromeu, 1.º secretário da Mesa da Assembleia Municipal em representação da presidente da Assembleia Municipal, e dos representantes dos partidos políticos com assento neste órgão: Ricardo Bernardes (PS), Francisco Salpico (PCP), Pedro Vieira (PSD) e António Oliveira (BE).

Agência de Notícias

Comentários