Montijo com excelente desempenho financeiro

Autarquia reduz dívida e reforça investimento 

A Câmara do Montijo atingiu resultados financeiros muito positivos no ano de 2015, com um saldo de execução orçamental positivo na ordem dos dois milhões 643 mil euros, um resultado líquido do exercício igualmente positivo no valor de um milhão 775,5 euros e com taxas de execução de 100 por cento na receita e 92 por cento na despesa. Estes e outros dados foram apresentados nos documentos prestacionais de 2015, aprovados na reunião de câmara, no final do mês passado, com os votos a favor do PS e as abstenções da CDU e do PSD.
Contas de 2015 fechadas com saldo positivo superior a 2,5 milhões 

O presidente da Câmara do Montijo relembrou que o exercício de 2015 decorreu “num contexto adverso devido à rejeição do Orçamento para 2015 pela CDU e PSD, obrigando a uma gestão com base no orçamento transporto de 2014, agravada pelas medidas impostas pelo anterior Governo penalizadoras da autonomia do poder local”, disse Nuno Canta.
Apesar destas dificuldades foi possível “aumentar o investimento público municipal, assegurar apoios diretos e indiretos às famílias e empresas, não ter pagamentos em atraso nem atrasos nos pagamentos aos trabalhadores do município, às instituições, aos fornecedores e empreiteiros, proporcionado um efeito positivo na economia local”, acrescentou o autarca.
As contas municipais de 2015 revelam, ainda, que as despesas de capital foram no valor de três milhões 533,9 euros, um aumento de 831 mil 163,21 euros face a 2014. Já as despesas correntes, ou seja de funcionamento da estrutura e serviços municipais, tiveram um decréscimo de 204 mil 433,50 euros relativamente a 2014, atingido um valor de 21 milhões 452 mil 318,44 euros. Foi, igualmente, reduzida a dívida municipal em mais de um milhão e 300 mil euros, situando-se a mesma em nove milhões 577 mil 445,28 euros.
Em 2015, o investimento municipal cresceu 43 por cento face a 2014 (de um milhão 343 mil  euros para um milhão 923 mil euros). Entre os investimentos executados destacam-se a requalificação do Mercado Municipal, o Passeio Ribeirinho do Cais, o pré-escolar do Alto Estanqueiro-Jardia, a participação do município na construção do Cais dos Pescadores e a remodelação da cobertura das Piscinas Municipais.
Foram, ainda, realizadas inúmeras intervenções nos edifícios escolares, na manutenção do espaço público e dos espaços verdes, na conservação e manutenção da rede viária do concelho, incluindo pavimentações e repavimentações nas diversas freguesias do concelho.
A juntar ao investimento físico, a atividade municipal em 2015 fica marcada por "um incremento substancial nos apoios na área social, na educação, ao movimento associativo e ao desenvolvimento de atividades culturais, turísticas e económicas", diz a autarquia.
O presidente da câmara realçou, ainda, que “os resultados extraordinários face à realidade vivida que foram alcançados em 2015, são fruto de um trabalho competente, de uma rigorosa gestão dos dinheiros públicos, de um conhecimento da realidade por parte dos eleitos locais, dos dirigentes e trabalhadores, evidenciando uma determinação para enfrentar e vencer as dificuldades”.


Comentários