Jovens europeus discutiram futuro em Setúbal

Juventude quer ser voz ativa na Europa

O papel da juventude na construção de uma Europa mais plural e com novas oportunidades saiu reforçado numa conferência internacional realizada no dia 20, em Setúbal, com jovens de vários países a partilharem caminhos para a criação de um futuro melhor. “A Europa Sob o Olhar dos Jovens” deu o mote ao encontro, realizado ao longo do dia de ontem, no Fórum Municipal Luísa Todi, com mais de uma centena de participantes de quatro países a ter uma voz ativa, a refletir e a debater sobre um vasto conjunto de temáticas que apontam ao futuro europeu.
Jovens de diversos países vieram a Setúbal discutir a Europa 

A crise financeira, o fluxo migratório de refugiados, as políticas ambientais e questões relacionadas com cidadania e identidade europeias foram alguns dos assuntos trabalhados na conferência dinamizada no âmbito do projeto europeu “Europa do Futuro – Multifacetada e Unificada”.
“A Europa foi construída em diversos momentos e sempre se distinguiu pela afirmação de diferentes valores que os jovens devem continuar a defender e a elevar”, sublinhou o secretário de Estado da Educação, João Costa, no encerramento do encontro, integrado no Setúbal Meeting 2016.
A democracia, a dimensão social e a paz foram os três valores exaltados pelo governante no encontro realizado em Setúbal. “São três pilares da Europa que estão fragilizados e nos quais é fundamental ter um olhar mais atento”, alertou, para acrescentar que estes pilares não devem preteridos por outros interesses.
“A Europa está a sobrepor os números às pessoas. São os números que se devem ajustar aos cidadãos e não o contrário”, destacou João Costa, que elogiou a importância da iniciativa para dar “voz aos jovens”, num estímulo de fatores como “a partilha, a reflexão e a interpretação sobre o mundo”.
A conferência foi uma das iniciativas do projeto europeu “Europa do Futuro – Multifacetada e Unificada”, impulsionado pelas autarquias búlgara de Aksakovo, italiana de Nughedo-Santa Vittoria, espanhola de Igualada e portuguesa de Setúbal, com encontros nas cidades associadas previstos até 30 de Junho de 2017.
Um debate sobre percursos e expectativas dos jovens no futuro da União Europeia, com as participações de José Nogueira, sociólogo, Ana Mesquita, deputada na Assembleia da República, Filipe Pinto, músico, e Tiago Venâncio, atleta olímpico, foi um dos destaques da tarde do encontro realizado em Setúbal.
O espaço, com moderação pela apresentadora Filomena Cautela, constituiu um dos momentos mais participativos da conferência, marcado por uma forte interação entre os jovens de várias gerações presentes na plateia do Fórum Municipal Luísa Todi e os convidados do debate.

"Uma oportunidade acaba por surgir"
A falta de oportunidades para a dinamização e implementação de novos projetos, a precariedade e difícil integração no mercado de trabalho e os apoios e gestão financeira a nível europeu foram algumas das inquietações lançadas pelos participantes para reflexão.
Filomena Cautela aconselhou os jovens a não desistirem dos sonhos.“Insistam, sempre. Mandem currículos, que uma oportunidade acaba por surgir”.
A mesma perseverança foi partilhada pelo músico Filipe Pinto, que deu como exemplo o seu percurso profissional.
Já o sociólogo José Nogueira sugeriu que a juventude tire partido “das ferramentas que tem ao dispor, nomeadamente da internet”, enquanto a deputada Ana Mesquita abordou, sobretudo, questões relacionadas com política.
Já o atleta Tiago Venâncio ofereceu ajuda para dar visibilidade a um novo projeto, o Setúbal Academy.
A conferência “A Europa Sob o Olhar dos Jovens” terminou com um apontamento musical por Filipe Pinto, vencedor do concurso Ídolos em 2010. Em Setúbal, o jovem músico português interpretou três temas, entre os quais “Insónia”, uma das suas músicas mais populares.
Além da conferência, o Meeting Setúbal 2016, ponto de encontro, partilha e convívio entre jovens europeus, inclui atividades para as comitivas, nos dias 21 e 22, como um peddy-paper pelo centro histórico da cidade e a apresentação do projeto municipal de cidadania “Nosso Bairro, Nossa Cidade”, em curso desde 2012 na zona da Bela Vista.
O programa para os jovens de Aksakovo, Nughedo-Santa Vittoria, Igualada e Setúbal participantes na iniciativa conta ainda com ações na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal e na Casa da Baía, a par de visitas a associações da cidade e um passeio turístico.

Agência de Notícias

Comentários