Hospital do Barreiro já tem nova diretora de Oncologia

Ana Teresa Xavier vai dirigir Unidade Funcional de Oncologia do Centro Hospitalar Barreiro/Montijo

O Centro Hospitalar Barreiro/Montijo nomeou Ana Teresa Xavier para diretora da Unidade de Oncologia, cargo do qual Jorge Espírito Santo se demitiu recentemente, disse ontem fonte hospitalar. Jorge Espírito Santo confirmou à Lusa que estava demissionário em Março, mês em que a administração do centro hospitalar, liderada por Silveira Ribeiro, anunciou que aceitou a demissão responsável. A acompanhar o seu pedido de demissão seguiu para o conselho de administração uma carta a explicar as razões da sua posição.
Hospital do Barreiro volta a ter diretora de Oncologia 

“Confirmamos a nomeação da Dra. Ana Teresa Xavier como Responsável da Unidade Funcional de Oncologia do Centro Hospitalar Barreiro/Montijo, nomeação que produziu efeitos a 31 de Março de 2016″, referiu à Lusa fonte da administração do hospital do Barreiro.
Jorge Espírito Santo confirmou à Lusa que estava demissionário em Março, mês em que a administração do centro hospitalar, liderada por Silveira Ribeiro, anunciou que aceitou a demissão responsável.
A acompanhar o seu pedido de demissão seguiu para o conselho de administração uma carta a explicar as razões da sua posição.
A situação foi comunicada à Ordem dos Médicos e na altura o bastonário, José Manuel Silva, mostrou-se muito preocupado com “o que se passa na Oncologia e com a gestão do Hospital do Barreiro”.
“Os motivos apresentados [por Jorge Espírito Santo] são muito ponderosos e não é por acaso que um dos elementos mais dedicados à Oncologia naquela instituição apresenta a demissão do cargo de diretor deste serviço”, disse.
Para o bastonário, as razões enumeradas pelo oncologista passam pelo “não funcionamento adequado das consultas de decisão terapêutica, má organização e falta de recursos”.
A acessibilidade em tempo das consultas de Oncologia e a não contratação de profissionais, mesmo quando estes estavam dispostos, terão sido, segundo o bastonário, razões que levaram ao pedido de demissão de Jorge Espírito Santo.
A demissão do diretor da Unidade de Oncologia originou alguns pedidos de esclarecimento de grupos parlamentares, como BE ou “Os Verdes”, ao Governo.


Comentários