GNR trava maus-tratos a animais em Grândola

Duas pessoas constituídas arguidas e 55 cães resgatados 

A GNR de Setúbal informou, em comunicado, que duas pessoas foram constituídas arguidas e sujeitas a termo de identidade e residência por maus-tratos a animais em Grândola. No âmbito daquela investigação, realizada pela Unidade Especializada nos Crimes de Maus-Tratos e Abandono a Animais de Companhia, do Departamento de Investigação e Ação Penal de Setúbal foram também apreendidos 55 cães, durante uma busca à propriedade das duas pessoas constituídas arguidas.
Dois homens constituídos arguidos por maus-tratos a animais

Duas pessoas, pai e filho, foram constituídas arguidas e sujeitas a termo de identidade e residência por maus tratos a animais em Grândola.
“Após triagem realizada pelo veterinário do município de Grândola, cinco dos animais foram conduzidos para acolhimento, assistência imediata e perícia médico-veterinária, por apresentarem sinais de terem sido alvo de maus-tratos”, refere, em comunicado, a GNR.
Segundo José Vieira, chefe do Serviço da Proteção da Natureza e Ambiente do Comando Territorial de Setúbal, os cães em causa estavam em estado febril e de magreza extrema, foram conduzidos para acolhimento, assistência imediata e perícia médico-veterinária.
Estes cinco animais foram retirados aos arguidos, enquanto os restantes 50 ficaram na "posse do respetivo proprietário, que foi nomeado fiel depositário, tendo assim a obrigação legal de os cuidar, ficando proibido de os poder utilizar, doar, vender, enquanto se encontrarem à sua guarda e à ordem do processo".
Ou seja, se no decorrer do processo, que já está em curso no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) de Setúbal, caso sujeitem novamente os cães a maus tratos podem incorrer num crime de desobediência.
Os animais apreendidos são das raças Alano, Beagle, Griffon, Pitbull Terrier, Podengo, Sabujo Espanhol e Cão de Fila de São Miguel, acrescenta a GNR.

Comentários