Bocage premeia artes plásticas em Setúbal

Soneto Maçónico inspira  “Barbosa na loja do Dr. Macaco”

Pedro Espanhol é o vencedor do concurso municipal de artes plásticas “Bocage Visto e Interpretado pela Arte Contemporânea”, com a obra, um acrílico sobre tela, intitulada “Barbosa na loja do Dr. Macaco”. O artista de 35 anos, natural de Cascais, conquistou o júri do evento organizado pela Câmara de Setúbal pelo tom burlesco, ousadia e originalidade da obra, numa execução que cativou ainda pela atitude contemporânea, tanto no esquema da composição, como na realização plástica. “Barbosa na loja do Dr. Macaco”, inspirado no “Soneto Maçónico”, de Bocage, valeu também ao artista plástico um prémio de 2500 euros.
Exposição está patente na Galeria Municipal até 24 de Abril 

O concurso, integrado nas Comemorações dos 250 Anos do Nascimento de Bocage, contou no júri com as participações de Fernando António Baptista Pereira, presidente, professor na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, historiador e critico de arte, de Ilídio Salteiro, pintor e também professor na FBAL, de José Teixeira, escultor e igualmente docente naquela faculdade, e de António Galrinho, artista plástico e professor de artes visuais.
A cerimónia de entrega de prémios e diplomas de participação, realizada na Galeria Municipal do 11, no dia 3 de Abril, na qual participou a presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, coincidiu também com a inauguração da exposição dos trabalhos selecionados, patente, naquele espaço, até ao dia 24 deste mês.
O júri atribuiu ainda três menções honrosas, “A mesa do poder”, acrílico sobre tela de Anna Laidan, estoniana de 38 anos, “Bocage jovem”, desenho a carvão de Pedro dos Santos, setubalense, 33, e “Bocage”, escultura de Carlos Arteiro, artista plástico natural de Vila do Conde, de 23 anos.
As 35 obras de arte contemporânea inspiradas em Bocage selecionadas pelo júri incluem 16 de pintura, oito de escultura, cinco de desenho, três de instalações, duas de fotografia e uma apresentação multimédia.
A obra vencedora de Pedro Espanhol passa agora a pertencer à coleção do Museu de Setúbal/Convento de Jesus.


Comentários