Autarcas visitam freguesia de Cercal do Alentejo

"Esta ainda é uma freguesia com qualidade de vida"

A presidência nas Freguesias, no concelho de Santiago do Cacém, cumpriu a sua segunda etapa no Cercal do Alentejo, na semana passada. Álvaro Beijinha e os vereadores a tempo inteiro, acompanhados pelo presidente da Junta de Freguesia, António Albino, e por técnicos da autarquia de Santiago do Cacém, visitaram a freguesia. De acordo com Álvaro Beijinha, “o Cercal do Alentejo não está na primeira linha de costa, está muito próximo do mar, mas foge às grandes enchentes de verão e, para quem gosta de mais sossego, o Cercal do Alentejo proporciona essa simbiose com a natureza e a qualidade de vida que a cidade não tem”. O contato com as populações do concelho prossegue no inicio da próxima semana em Ermidas-Sado. 
Autarcas de Santiago de visita à freguesia de Cercal do Alentejo 

O presidente da Câmara de Santiago do Cacém refere que esta visita “integrou-se dentro dos objetivos e percebemos que está a ser desenvolvido um trabalho muito importante por parte da Junta de Freguesia em conjunto com a Câmara Municipal. Muitas obras de colaboração entre as duas autarquias estão, neste momento, a ser executadas. É certo que algumas delas não têm andado com a velocidade que nós gostaríamos, fruto das restrições dos últimos anos, nomeadamente, ao nível da falta de pessoal ”.
Álvaro Beijinha elogiou o trabalho realizado pela Junta de Freguesia na área da limpeza urbana no Cercal do Alentejo, que é a terceira freguesia do município com maior peso populacional e com características muito específicas.
No Parque Empresarial do Cercal do Alentejo, as notas de destaque vão para os novos investimentos que, em breve, irão surgir neste espaço. “Já foram cedidos lotes por parte da Câmara Municipal. A fábrica, já existente, de pelletes tem perspetivado, para este ano, a sua ampliação, num investimento de cerca de cinco milhões de euros, que irá proporcionar, por um lado, a triplicação da sua faturação e, por outro, a oferta de mais postos de trabalho para quem vive na freguesia e no município”, acrescenta Álvaro Beijinha.
Recorde-se que, para a instalação da fábrica, a Câmara de Santiago do Cacém estabeleceu, com a empresa, como uma das condições, a mão de obra ser maioritariamente local.
No que diz respeito ao turismo em espaço rural, a comitiva visitou o Monte de Vale Pereiro, gerido por um casal holandês. O presidente da Câmara de Santiago do Cacém enaltece as características naturais da freguesia e a sua localização propícia para o turismo. “O Cercal do Alentejo não está na primeira linha de costa, está muito próximo do mar, mas foge às grandes enchentes de verão e, para quem gosta de mais sossego, o Cercal do Alentejo proporciona essa simbiose com a natureza e a qualidade de vida que a cidade não tem”, realçou Álvaro Beijinha.
O Cercal do Alentejo é uma freguesia com dinâmica onde novos projetos surgem. Durante a Presidência na Freguesia, o executivo visitou os Centros de Dia do Cercal do Alentejo e da Sonega e, em reunião com os responsáveis da Casa do Povo do Cercal, ficou o registo da intenção, que já não é nova, da construção de um lar, para o qual a autarquia de Santiago do Cacém  já se disponibilizou para ceder o terreno.
A terceira visita integrada na Presidência nas Freguesias está agendada já para os dias 26, 27 e 28 de Abril, em Ermidas-Sado.

Agência de Notícias

Comentários