Almada quer ser cidade do desporto em 2018

Concelho apresenta "elevados índices de prática desportiva"

A Câmara de Almada anunciou que vai apresentar a sua candidatura a Cidade Europeia do Desporto 2018, já que o concelho apresenta "elevados índices de prática desportiva". A candidatura vai ser formalizada no sábado, com o presidente da Câmara, Joaquim Judas, a entregar ao presidente da Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto, Nuno Pedro Santos, o documento que formaliza a candidatura almadense.
Almada lança candidatura a cidade do desporto 

Depois do sucesso de Setúbal, que é a cidade do desporto este ano, chega a vez de Almada. O município presidido por Joaquim Judas vai seguir as pisadas da autarquia sadina e fez a formalização pública da candidatura de Almada a Cidade Europeia do Desporto 2018.
"Esta é uma candidatura promovida pela Câmara de Almada e procura traduzir publicamente o esforço que tem sido feito no concelho no incentivo ao desporto e à atividade física", refere a autarquia em comunicado.
"Almada apresenta elevados índices de prática desportiva, cerca de 10 por cento acima dos níveis nacionais, aproximando-se mesmo dos valores de referência europeus. Para estes índices contribui uma ampla rede de equipamentos desportivos, à qual se soma uma forte atividade de mais de 120 associações, clubes e coletividades", salienta a autarquia.
A Câmara de Almada refere que entre oferta municipal e associativa, no concelho existem 17 grandes campos de jogos, 117 pequenos campos de jogos, 28 campos de ténis, 28 pavilhões desportivos, 99 salas de desporto, nove complexos de piscinas e uma pista de atletismo.
"Através dos diversos programas municipais de prática desportiva, assim como no apoio ao movimento associativo, promove-se o desporto inclusivo e gratuito, com ofertas diferenciadas para crianças, adultos, idosos e cidadãos portadores de deficiência", concluiu.
A Associação das Cidades Europeias do Desporto distingue, anualmente, a Capital e as Cidades Europeias do Desporto. O título “Capital Europeia do Desporto” é atribuído a uma capital de um país europeu ou cidade com mais de 500 mil habitantes e o de “Cidade Europeia do Desporto” a cidades europeias entre 25 mil e 500 mil habitantes.
Além do incentivo à vertente competitiva, esta iniciativa europeia procura promover o desporto informal e os estilos de vida saudáveis.

Agência de Notícias

Comentários