Fotografia capta olhares desportivos em Setúbal

25 fotógrafos à procura da melhor fotografia de desporto 

A 13.ª Meia Maratona Fotográfica proporcionou, no último sábado, que 25 fotógrafos amadores de vários pontos do país explorassem Setúbal durante 12 horas à procura das melhores imagens relacionadas com o desporto. Com profissões distintas e idades entre os 16 e os 67 anos, os participantes, de Setúbal, Palmela, Montijo, Lisboa e Loures, desfrutaram da paisagem, passearam e conheceram o património da cidade, sem esquecerem o fim que os trouxe – fotografar imagens em torno do desporto. Augusto Martins, 69 anos, presente em todas as edições da prova, voltou com a “velha” companheira, a máquina fotográfica. Joana Machado, do Montijo, aproveitou a vinda a Setúbal e trouxe o filho de 7 anos.

Meia Maratona Fotográfica reuniu 25 fotógrafos em Setúbal 

Antes de os concorrentes porem mãos à obra, foi-lhes explicado que a escolha do tema “Um Olhar sobre o Desporto” surgiu a propósito de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, programa organizado pela Câmara Municipal com atividades ao longo do ano.
O Gabinete da Juventude da Autarquia foi o ponto de partida desta maratona fotográfica, iniciativa integrada no programa m@rço.28, comemorativo do Mês da Juventude, e organizada pela Autarquia setubalense, com diversos patrocínios e apoios. De seguida, no Salão Nobre da Casa da Cultura, os participantes receberam t-shirts, o regulamento e mapas de localização a indicar os três postos de controlo da prova, com início marcado para as dez da manhã.
Durante 12 horas, com passagens pelo Parque Urbano da Albarquel, pelo Vitória Futebol Clube e pela Sociedade Musical Capricho Setubalense, os 25 fotógrafos amadores empenharam-se em cumprir os 12 subtemas propostos, relacionados com o desporto – coletivo, esforço/perseverança, insólito, vencedor(es)/ganhador(es), crianças e jovens, a deslizar/a rolar, a saltar/a dançar, natureza, deficiência, detalhe, serenidade e luz.
Às dez da noite, a missão estava cumprida com a chegada ao último posto de controlo, na sede da Sociedade Musical Capricho Setubalense, para descarregamento das fotografias e um beberete.
Os participantes da 13.ª Meia Maratona Fotográfica levaram para casa diversas prendas, como sacos, vestuário e porta-chaves da Cidade Europeia do Desporto, bilhetes para o jogo do dia seguinte entre o Vitória de Setúbal e o Moreirense e bilhetes duplos para sessões do Cinema Charlot – Auditório Municipal e Fórum Luísa Todi.
Finda a prova, aguardam agora o anúncio das imagens que mais se destacaram, que dão direito a estadias, vales de lojas de fotografia e de restaurantes e material fotográfico, de entidades que patrocinam e apoiam o concurso.
A 13.ª Meia Maratona Fotográfica distingue três conjuntos de trabalhos e a melhor fotografia. Os vencedores são conhecidos na Casa da Cultura, em data a designar, numa cerimónia que, além da entrega de prémios, conta com a inauguração de uma exposição dos trabalhos premiados.

Comentários