Semanas das freguesias arrancam hoje na Marateca

Executivo municipal de Palmela dedica semana aos problemas de Águas de Moura

Até sexta-feira, 18 de Março, a Câmara de Palmela promove a Semana da Freguesia da Marateca. A primeira do ciclo de trabalho descentralizado a realizar ao longo do primeiro semestre de 2016. Como habitualmente, o programa é dinamizado em parceria com a Junta local e conta com um largo conjunto de reuniões internas e com o movimento associativo e visitas a empresas, a IPSS, a obras e projetos em curso. As Semanas das Freguesias contam com mais de uma década de existência e, num concelho com 465 quilómetros quadrados, "têm contribuído para reforçar o relacionamento institucional e para dar voz às populações e aos atores que intervêm no território", diz fonte da Câmara de Palmela.
Freguesia da Marateca recebe visita de autarcas de Palmela 

O ciclo de Semanas das Freguesias 2016 regressa ao concelho de Palmela esta semana e, ao longo do primeiro semestre do ano, vai percorrer todas as freguesias, reforçando a aposta do Município na gestão pública participada e no trabalho de proximidade com as populações e com as instituições locais.
As candidaturas ao Portugal 2020, com impacto no desenvolvimento da freguesia e do mundo rural, em geral, vão estar em destaque nesta semana, com a discussão dos projetos com os agentes locais.
A reunião pública descentralizada decorre na quarta-feira, dia 16, às 21 horas, no Grupo Desportivo “Leões de Cajados”, e terá transmissão direta no site oficial da Câmara de Palmela.
O atendimento descentralizado pelos eleitos terá lugar nas instalações da Junta de Freguesia, em Águas de Moura, na sexta-feira, dia 18, a partir das 10 horas, mediante marcação prévia até às 12 horas de dia 17, através do telefone 212336650.
A Semana da Marateca prevê "a realização de um extenso programa de reuniões e visitas a obras e projetos em curso, empresas, escolas e equipamentos de saúde", explica o gabinete de imprensa da autarquia de Palmela.
No programa público, o destaque vai para uma sessão de apresentação da promoção da acessibilidade da Avenida da Liberdade, em Águas de Moura, apresentação do estudo prévio da Urbanização do Sobreiro Grande, uma visita à empreitada de espaços exteriores da EB Águas de Moura e visita à Adega Casal Freitas.
Apesar da agregação administrativa, o município continua a lutar ativamente pela revogação da legislação que deu origem à União das Freguesias de Poceirão e Marateca, e "dedicará uma semana a cada um destes territórios, com caraterísticas, necessidades, potencialidades e problemas específicos", diz a Câmara de Palmela. "A par da parceria com as Juntas de Freguesia, também o movimento associativo, a comunidade educativa, os agentes económicos, sociais e culturais e a população, de forma geral, são envolvidos nos programas de trabalho descentralizado, que procuram, por um lado, recolher sugestões e propostas de melhoria, sinalizando questões a resolver e prestando contas relativamente à edição anterior, e por outro, dão a conhecer projetos, empreendimentos e boas práticas, em diversas áreas, realçando a identidade, bem vincada, de cada freguesia", explica a autarquia liderada por Álvaro Amaro.
Desenvolvida em Palmela, de forma pioneira, há mais de uma década, "esta forma de trabalho aprofunda o relacionamento com as populações, a transparência e a credibilidade do Poder Local Democrático", sublinha a autarquia. Depois de visitarem o território da Marateca, o executivo municipal estará entre 18 e 22 de Abril em Quinta do Anjo, de 16 a 20 de Maio em Pinhal Novo, de 13 a 19 de Junho no Poceirão. A freguesia de Palmela fecham, de 27 de Junho a 1 de Julho, as semanas dedicadas às freguesias.

Comentários