Deputados do PS por Setúbal querem reunir com Ministro

Situação da Saúde do distrito preocupa deputados socialistas 

Os deputados do PS, eleitos à Assembleia da República pelo Círculo de Setúbal formalizaram um pedido de reunião ao Ministério da Saúde, com o objectivo de debaterem “questões ligadas à Saúde no Distrito”. A solicitação de audiência ao ministro Adalberto Campos Fernandes, por parte dos deputados socialistas foi entregue no final da semana passada. Na agenda dos socialistas estão questões ligadas ao planeamento de infra-estruturas e equipamentos, assim como a capacidade de resposta que as actuais estruturas dispõem, nas diversas vertentes. Os temas fortes da conversa será a construção do novo hospital do Seixal, a constituição, também no Seixal, até final do ano, de um serviço de urgência básica e a situação do serviço de oncologia do hospital do Barreiro.
Deputados socialistas  querem ouvir ministro da Saúde 

Em comunicado, Eurídice Pereira, coordenadora regional dos deputados socialistas, sublinha a importância do encontro com o ministro da Saúde “para que seja possível fazer uma abordagem integrada do distrito e, obviamente, aprofundar o conhecimento de situações como a previsível calendarização da futura construção do Hospital do Seixal, a constituição, também no Seixal, até final do ano, de um serviço de urgência básica nível II com meios complementares de diagnóstico e terapêutica e funcionamento 24 horas por dia”.
Mas a ordem de trabalhos dos deputados socialistas não se fica por aqui. “É óbvio que em cima da mesa estará, igualmente, a questão das respostas no Serviço de Oncologia do Hospital do Barreiro e os recentes acontecimentos que, em abono da verdade, não têm nada de novo”, revela a deputada, acrescentando que “sobre este assunto, os deputados socialistas questionaram, em Maio de 2013, o anterior Governo exactamente sobre problemas de resposta nesta área, nomeadamente quanto ao adequado funcionamento da valência”.
Por outro lado, Eurídice Pereira diz estranhar o facto de os deputados do PS terem estado recentemente em visita de trabalho ao hospital sem que a administração tenha dado enfoque particular a essa matéria. “Recordo-me que até nos foi dito que o número de casos de procura em oncologia tinha diminuído”, sublinha a deputada do PS.
A construção de um centro de Saúde no Pinhal Novo, a situação preocupante do centro de Saúde da Baixa da Banheira e as reivindicações por mais e melhores serviços de Saúde no concelho de Alcochete também podem estar em discussão entre o ministro Adalberto Campos Fernandes e os deputados Ana Catarina Mendes, Eurídice Pereira, Paulo Trigo Pereira, Ivan Gonçalves, Sofia Araújo, André Pinotes e Francisca Parreira que assinaram a solicitação da audiência.
Os parlamentares do PS eleitos por Setúbal aguardam agora a marcação da reunião solicitada ao ministro da Saúde. “Será uma reunião de grande abrangência temática, sendo certo que temos a consciência que o passivo de problemas deixado pelo anterior Governo na área da Saúde não é coisa pouca, certamente que é importante estabelecer-se um plano calendarizado de acordo com a prioridades”, concluiu.

Comentários