Sines com novos projetos na área social

Programas de intervenção social ajudam famílias e jovens 

Três novos projetos de intervenção social - o Contrato Local de Desenvolvimento Social 3G, o Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental e a Rede Local de Intervenção Social - estão a iniciar as suas atividades em Sines. Os projetos foram apresentados, em reunião do Conselho Local de Ação Social, parceria que reúne as entidades públicas e privadas que atuam no território de Sines na área social, presidida pela Câmara Municipal.
Sines aposta em programas da área social com famílias e jovens


O Contrato Local de Desenvolvimento Social 3G Viver + Sines é um projeto de intervenção que tem como objetivo "promover a inclusão socioprofissional dos cidadãos e cidadãs residentes no concelho de Sines", explica a autarquia. Arrancou no dia 30 de Dezembro de 2015 e, até ao final de 2018, irá desenvolver um programa diversificado de ações para a capacitação e aumento de competências dos indivíduos e da comunidade, "visando combater o desemprego e a pobreza, particularmente a infantil". conta a Câmara.
A parceria local é coordenada pela Santa Casa da Misericórdia de Sines, sendo as ações executadas pela Sines em Rede - Cooperativa de Solidariedade Social e pela Espiga - Cooperativa de Solidariedade Social. Tem financiamento do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego / Portugal 2020.
Contrato Local de Desenvolvimento Social 3G está presente no Facebook

Apoio Familiar e Aconselhamento Parental e Intervenção Social 
O segundo projeto já no terreno é o Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) “Porta Aberta”, um serviço de apoio às famílias com crianças e jovens, resultado de um acordo de cooperação celebrado entre a cooperativa Espiga e o Instituto da Segurança Social. 
A partir de situações de risco ou perigo sinalizadas pelas entidades competentes, o CAFAP "procura prevenir a retirada da criança ou jovem do seu meio familiar ou promove a reintegração da criança ou jovem nesse mesmo meio", diz a Câmara de Sines.  
Além disso, o Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental organiza ações de sensibilização e formação de competências parentais e sociais. O centro atua nos concelhos de Sines e Santiago do Cacém e pode ser contactado pelo telefone 967 885 561.
Um terceiro projeto, a Rede Local de Intervenção Social, executado pela Santa Casa da Misericórdia de Sines, tutelado pela Segurança Social e apoiado por fundos do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego / Portugal 2020, aguarda regulamentação para iniciar em pleno as suas atividades. "Terá como expressão um serviço de atendimento e acompanhamento social para famílias em situação de vulnerabilidade, exclusão ou emergência social", conclui nota da Câmara de Sines.

Agência de Notícias

Comentários