Setúbal requalifica vias estruturantes da cidade

Avenida Alexandre Herculano e Rua dos Pinheirinhos estão a ser requalificadas 

A Avenida Alexandre Herculano, em Setúbal, é requalificada numa intervenção, em curso, que inclui a repavimentação integral da faixa de rodagem e a requalificação de passeios no lado nascente daquela via estruturante da cidade. A operação urbanística, enquadrada na estratégia municipal de melhoria da imagem urbana da cidade, de reforço da prioridade para o usufruto público e de promoção do reordenamento e otimização do trânsito, é executada numa empreitada liderada pela Câmara de Setúbal, que teve início mês passado. Ainda na cidade, a autarquia está a melhorar as condições de usufruto do espaço público na Rua dos Pinheirinhos, com uma intervenção urbanística, em curso, que inclui a criação de zonas de circulação pedonal e a eliminação de barreiras arquitetónicas. As obras ficam concluídas antes da Primavera. 

Requalificação da Alexandre Herculano está em marcha 


Os trabalhos da Avenida Alexandre Herculano, em curso, com conclusão prevista para o final de Fevereiro, visam o "reperfilamento da área de circulação pedonal do lado nascente da Avenida Alexandre Herculano, com a renovação de passeios, a par da requalificação da faixa rodoviária com fresagem e repavimentação", conta a autarquia em comunicado. 
A intervenção, um investimento camarário de perto de 200 mil euros, é executada por etapas, de forma a permitir que a via não seja encerrada na totalidade mas apenas no lanço onde, a cada momento, decorrem os trabalhos.
Na primeira fase, as obras centram-se no lanço da Avenida Alexandre Herculano compreendido entre a Rua Almeida Garrett e a Praça Vitória Futebol Clube, com a execução de trabalhos de fresagem, ou seja, de remoção do antigo pavimento, e de aplicação de novas massas betuminosas.
Os trabalhos motivam o encerramento daquele troço ao trânsito pelo que os automobilistas devem utilizar, como alternativa, no sentido norte/sul, a Praça Vitória Futebol Clube, as avenidas Alexandre Herculano, 22 de Dezembro e Mariano de Carvalho. No sentido sul/norte o desvio passa pela Rua Gama Braga, avenidas Manuel Maria Portela e República da Guiné-Bissau e a Praça Vitória Futebol Clube.
A empreitada, que envolve a recuperação de toda a Avenida Alexandre Herculano, inclui "o reperfilamento da área de circulação pedonal do lado nascente da via, com a requalificação de passeios, a par da melhoria de componentes que integram o sistema de drenagem de águas pluviais, nomeadamente com a colocação de novos sumidouros", explica a autarquia.
No local onde antigamente estava instalado um quiosque, que entretanto transitou para uma nova área de usufruto pedonal criada nas imediações do Parque do Bonfim, a Câmara de Setúbal tem programada a criação de uma zona de passeio e de mais uma bolsa de estacionamento.
O sistema de circulação automóvel na Avenida Alexandre Herculano mantém-se inalterado após a conclusão dos trabalhos, ou seja, com duas faixas de rodagem e com dois sentidos de trânsito. Também as paragens de transportes públicos naquele arruamento não sofrem alterações, ficando nos mesmos locais.
"Esta intervenção vem concluir um arranjo urbanístico impulsionado pela Autarquia na Avenida Alexandre Herculano, com início no final de 2014, o qual permitiu dotar aquele arruamento de uma maior atratividade, com renovadas dinâmicas de usufruto e de vivência urbana", conta a autarquia liderada por Maria das Dores Meira. 

Autarquia cria mais lugares de estacionamento 
Além da criação de passeios mais amplos, com prioridade para o usufruto público, a intervenção naquela avenida "incluiu uma profunda requalificação dos sistemas de redes de água e de saneamento que atravessam aqueles locais e a criação de novas bolsas de estacionamento", diz a Câmara.
A par da Avenida Alexandre Herculano, a Autarquia promoveu obras de reabilitação urbana e de reordenamento do tráfego automóvel na Praça Vitória Futebol Clube, com a construção e reformulação de rotundas, bem como ações de reperfilamento na Avenida República da Guiné-Bissau.
No âmbito da visão estratégica de melhoria da imagem urbana da cidade, a Câmara de Setúbal prepara-se para avançar, "previsivelmente após o primeiro trimestre, com ações de beneficiação na Avenida Independência das Colónias, localizada entre a Avenida da Europa e a Praça Vitória Futebol Clube".
Neste caso, os trabalhos incluem ações gerais de reperfilamento daquele arruamento, dotando-o de características mais modernas e contemporâneas, com novos passeios que dão primazia à circulação pedonal e mais um troço da rede de ciclovias que está a ser criada em Setúbal.
Destaque, ainda, para a criação de uma nova rotunda na Avenida Independência das Colónias, na zona de confluência entre as avenidas da Europa e Dr. António Manuel Gamito, solução que aponta à melhoria da fluidez do trânsito automóvel naquela zona da cidade.

Rua dos Pinheirinhos renova espaço público
Rua dos Pinheirinhos vai ter espaço urbano renovado 
As condições de usufruto do espaço público na Rua dos Pinheirinhos, em Setúbal, são melhoradas com uma intervenção urbanística, em curso, que inclui a criação de zonas de circulação pedonal e a eliminação de barreiras arquitetónicas.
A intervenção naquela zona habitacional da cidade, iniciada a 25 de Janeiro pela Câmara Municipal de Setúbal, aponta à melhoria das acessibilidades pedonais, nomeadamente com a construção de três novos troços de passeios em zonas descaracterizadas em terra batida, medida que dá continuidade aos percursos pedonais já existentes.
A eliminação de barreiras urbanísticas, dotando o espaço público de características mais contemporâneas e de maior conforto para o utilizador, é outra das prioridades asseguradas com a execução da obra, um investimento camarário  23 mil 232 euros com conclusão prevista para o final de Março.
A obra visa, igualmente, a melhoria das condições estadia e usufruto do espaço público, neste caso com a introdução de mobiliário urbano, como bancos, guardas e corrimãos, bem como com plantação de árvores, medida que melhora as condições microclimáticas e ameniza os volumes edificados construídos.
A criação de bolsas de estacionamento automóvel, ação que procura eliminar situações de parqueamento abusivo em passeios, é outro dos objetivos da intervenção urbanística a decorrer na Rua dos Pinheirinhos.


Comentários