Setúbal e Azeitão com folia carnavalesca

Carnaval juntou mais de três mil  crianças no concelho 

Princesas, cowboys, pinguins e polícias encheram na sexta-feira, a Baixa de Setúbal num desfile de Carnaval infantil que juntou mais de mais de 1600 crianças. Treze jardins de infância e escolas do 1.º ciclo do ensino básico participaram na festa, com início na Praça de Bocage, formando uma multidão de fruta, oficiais da GNR, enfermeiras e ninjas, entre muitos outros disfarces. O desfile começou na Avenida Luísa Todi, prosseguindo pela Baixa, nomeadamente pelo Largo da Misericórdia, com regresso à Praça do Bocage. A folia carnavalesca também saiu às ruas de Azeitão, no mesmo dia, com 1500 crianças dos jardins de infância e das escolas do 1.º ciclo a espalhar alegria em desfiles realizados de manhã e de tarde.
Milhares de crianças brincaram ao Carnaval no concelho 

Todas as crianças foram premiadas com um certificado de participação e um voucher para uma sessão de curtas-metragens no Cinema Charlot – Auditório Municipal, mas antes assistiram a uma atuação do grupo de palhaços Antoni e Maria Coração.
A entrega de prémios, em material escolar, aos três melhores grupos de participantes, com a presença do vereador Pedro Pina, da Câmara de Setúbal, e do presidente da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas, seguiu critérios como a reutilização de materiais, a originalidade, a estética, a adequação ao tema e a harmonia.
Em primeiro lugar ficou o Jardim de Infância O Sonho, cujas crianças se inspiraram na temática do desporto, em celebração do título de Cidade Europeia do Desporto 2016 atribuído a Setúbal.
O Infantário O Escorrega, com o tema “Setúbal Antiga”, com roupas características do início do século XX, ficou no segundo posto. A terceira posição coube ao Colégio São Filipe, cujas máscaras se inspiraram na roda dos alimentos.

1500 alunos mascarados nas ruas de Azeitão  
A folia carnavalesca também saiu às ruas de Azeitão, na passada sexta-feira, com 1500 crianças dos jardins de infância e das escolas do 1.º ciclo a espalhar alegria em desfiles realizados de manhã e de tarde.
A EB de Vila Nogueira de Azeitão foi o ponto de partida de um desfile, na parte da manhã, que encheu as ruas da vila de cor e alegria, com os pequenos foliões a exibir as fantasias carnavalescas que nascem da criatividade escolar, acompanhados das brincadeiras a que a época convida.
O percurso carnavalesco dos mais novos, sempre com música de Carnaval, culminou na Praça da República, o “Rossio” de Vila Nogueira de Azeitão, com os participantes a assistir a um espetáculo de palhaços e a receberem da Junta de Freguesia de Azeitão, que organizou o evento, um doce.
Da parte da tarde, a animação carnavalesca mudou-se para Brejos de Azeitão, com um novo desfile de crianças a animar as ruas do território azeitonense, desta vez num percurso entre EB da Brejoeira e o “Parque do Morango”, onde decorreu um novo espetáculo para as crianças.
“Foi uma animação constante, tanto de tarde como na parte da manhã”, sublinhou a presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Celestina Neves, que realçou a importância da iniciativa “para as crianças mas também para as famílias”, que assistiram aos cortejos.
As fantasias exibidas nos desfiles carnavalescos não tiveram temática particular. “São as escolas que decidem. Em muitos casos, sala a sala, com os professores a aproveitarem a época de Carnaval para trabalhar os projetos educativos”, adiantou Celestina Neves.

Carnaval até dia 10 
No dia 9, terça-feira de Carnaval, a Praça de Bocage oferece novamente animações de rua, a partir das 15h30, bem como o espetáculo “Circus Improvável”, às 16 horas, no qual o apresentador interage com artistas convidados. O Largo da Misericórdia também conta com animações, como modelação de balões, pinturas faciais, música e dança, das 15h30 às 17h30, numa parceria com a Drago Parque.
O programa do Carnaval de Setúbal 2016, organizado pela Câmara de Setúbal, conta atividades até dia 10, com as festividades a encerrar com dois enterros do bacalhau, às 21 horas, o primeiro na sede do Grupo Desportivo da Fonte Nova, seguido de baile, o segundo, pelo Grupo Desportivo Os Amarelos e pelo Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, nas ruas do bairro.

Comentários