Setúbal Cidade do Desporto arrancou em festa

“Aqui e agora começa a Cidade Europeia do Desporto 2016 em Setúbal”

Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016 arrancou em grande, na forma e no espírito, com um primeiro dia repleto de iniciativas desportivas e, à noite, com a abertura oficial, perante um Pavilhão Municipal das Manteigadas completamente cheio e com uma abrangência que envolveu personalidades e entidades nacionais, regionais e locais, e as colectividades do concelho. Sábado foi um “belíssimo tiro de partida”, como disse o secretário de Estado João Menezes. Bárbara Guimarães e os ‘Deolinda’ ajudaram a uma festa que não deixou de ser popular e sadina, envolvendo as gentes e as colectividades do concelho. 

Abertura da Cidade Europeia do Desporto deslumbrou 

“Setúbal é a melhor cidade e para além de ser a melhor é a minha. As pessoas apaixonarem-se pela cidade é o mais fácil, desde que a conheçam, apaixonarem-se é fácil. Setúbal tem tudo, mar, bom peixe”, disse José Mourinho, para quem a Cidade Europeia do Desporto é um “alegria”, uma “coisa fantástica”. Rosa Mota acrescentou que “Setúbal espera por si, de braços abertos”.
Depois foi a vez da presidente da Câmara de Setúbal. “aqui e agora começa a Cidade Europeia do Desporto em setúbal”, declarou Maria das Dores Meira para um forte aplauso do público e convidados. A autarca garantiu que o concelho vai ter “um ano cheio de mais desporto”, com “desporto popular” e “grandes competições”.
A presidente da autarquia disse desejar que a cidade do desporto “seja muito mais do que desporto” e que esse estatuto é já um “pretexto para reforçar ainda mais a nossa oferta desportiva e as condições para a prática do desporto” no concelho. Uma alusão ao visível esforço de investimento que o município tem feito na melhoria dos campos de futebol dos clubes da cidade, com beneficiações diversas, incluindo colocação de pisos de relvado sintético, como é o caso, por exemplo do campo d‘Os Amarelos’.
“A Câmara de Setúbal, para aqui chegar, assumiu, nos últimos anos, um papel decisivo na criação de condições que permitem à generalidade dos cidadãos o acesso a formas qualificadas de desporto” e cuja base assenta no movimento associativo, vincou a presidente Maria das Dores Meira.
A esta estratégia municipal, reforçou a presidente da autarquia, acresce a aposta “no aumento dos níveis de participação e frequência nas atividades desportivas com segurança e enquadramento técnico de qualidade, apoiados por uma rede de equipamentos de excelência”.
O título de Cidade Europeia do Desporto 2016 constitui, também, um “forte pretexto para apostar no reforço de iniciativas e dar continuidade à aposta na promoção da saúde pela prática da atividade física e desportiva”, destacou a autarca, que apontou as potencialidades naturais do concelho para a prática desportiva formal e informal.

Destaques no programa 
O programa oficial tem já mais de duas centenas de ações confirmadas, incluindo a FINA Swim Marathon Olympic Games Qualification Tournament 2016, a 11 e 12 de Junho, a partir do Parque Urbano de Albarquel, prova de natação em águas abertas, única em Portugal, de qualificação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, no Brasil, em 2016.
O regresso a Setúbal, mais de quarenta anos depois, de uma etapa da Volta a Portugal em Bicicleta, é outro dos eventos assegurados no âmbito do programa desportivo. A prova de ciclismo, agendada para 6 de Agosto, inclui um percurso por Setúbal, por Azeitão e pelo Parque Natural da Arrábida.
A realização de dois torneios internacionais de golfe, assim como o Campeonato da Europa de Biatle & Triatle, a Alegro Meia Maratona de Setúbal e o Dura Trail Internacional de Setúbal são outros eventos de relevo no calendário desportivo a decorrer entre Janeiro e Dezembro.

"Da serra à baía, a prática do desporto é bastante atrativa"
Setúbal recebeu de Loulé o testemunho de cidade do desporto
“Setúbal está de parabéns”, disse o secretário de Estado do Desporto, João Menezes, ao apontar o programa sadino elaborado no âmbito da Cidade Europeia do Desporto 2016 como um exemplo a seguir “pela cultura desportiva de qualidade” apresentada, filosofia pela qual Portugal se pauta.
O secretário de Estado do Desporto teceu ainda elogios ao património natural de excelência do território setubalense para a dinamização desportiva. “Da serra à baía, a prática do desporto é bastante atrativa, com Setúbal a oferecer condições únicas para as mais variadas modalidades”.
Já o presidente da representação portuguesa da ACES Europe, Nuno Santos, manifestou orgulho por Setúbal, a quarta urbe portuguesa a receber o reconhecimento europeu depois de Guimarães, em 2013, Maia, 2014, e Loulé, 2015, “poder contribuir para o sucesso da disseminação do espírito de desporto para todos”.
Aquele responsável, ao adiantar que o programa sadino “tem todas as condições para ser um êxito”, reforçou que a “forte aposta do Município neste projeto vai conferir uma maior visibilidade à cidade”, não só na área desportiva, como também na vertente turística, uma vez que também conta com eventos internacionais.
A festa prosseguiu depois, animada com a participação de diversas colectividades culturais e desportivas, a começar com a Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, que apresentou a primeira actuação da noite, e terminou com o concerto dos ‘Deolinda’.
O dia de Sábado ficou marcado por um alargado conjunto de iniciativas desportivas, já incluídas na abertura oficial e na programação de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016. O dia, com eventos “em 10 horas e em 10 locais diferentes”, sob o lema “viver a diversidade desportiva e cultural de Setúbal”, organizado com o apoio do movimento associativo desportivo e cultural do concelho, apresentou capoeira, percussão, dança, rugby, BMX, vela, canoagem, vólei, ginástica, jogos tradicionais, escalada, música e várias outras iniciativas, em diversos locais da cidade e também em Azeitão.

Almada é candidata a 2018
Almada é oficialmente candidata a Cidade Europeia do Desporto 2018, confirmou o presidente da Associação Portuguesa das Cidades do Desporto. Nuno Santos informou que a associação aceitou as candidaturas de Almada e de Braga para 2018. O presidente da Câmara de Almada, Joaquim Judas, esteve presente. A cerimónia trouxe a Setúbal autarcas de diversos pontos do país, sendo que, da região estavam apenas os presidentes de Almada e Seixal.


Comentários