Sesimbra quer construção da Variante ao Porto de Abrigo

Câmara entrega dossier com medidas concretas à ministra do Mar 

O presidente da Câmara de Sesimbra, Augusto Pólvora, entregou à Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, numa visita recente a Sesimbra, um dossiê sobre a Variante ao Porto de Abrigo, via essencial para o desenvolvimento das atividades marítimas e da economia local. No dossiê, a autarquia afirma a sua disponibilidade "para colaborar numa solução, tendo inclusivamente apresentado um traçado alternativo que reduz substancialmente o investimento considerado nas Infraestruturas de Elevado Valor Acrescentado. 
Obra é prioritária para pescadores e turistas do concelho 

Augusto Pólvora mostrou-se apreensivo com a baixa classificação desta Variante no conjunto das Infraestruturas de Elevado Valor Acrescentado, face aos critérios utilizados, e teme que isso possa inviabilizar a concretização da via.
No dossiê, a autarquia afirma a sua disponibilidade "para colaborar numa solução, tendo inclusivamente apresentado um traçado alternativo que reduz substancialmente o investimento considerado nas Infraestruturas de Elevado Valor Acrescentado, no valor de 6,8 milhões de euros", diz a Câmara de Sesimbra em comunicado enviado ao ADN.
No mesmo documento, o município recorda que a construção desta variante está prevista desde os anos 80, e que "servirá um dos mais importantes portos de pesca do país, responsável por um grande movimento de veículos de transporte de pescado que assim são obrigados a atravessar a zona urbana, com a agravante de terem de subir uma via com uma pendente elevada, e que no inverno muitas vezes se torna intransitável".
Para além da pesca, é ainda referido que "a náutica de recreio e as empresas ligadas às atividades marítimo-turísticas, que conheceram um desenvolvimento acentuado nos últimos anos, geraram um aumento de viaturas associadas a estas atividades, ao longo de todo o ano", conclui o documento entregue pelo executivo municipal à Ministra do Mar.  

Agência de Notícias

Comentários