2 mil foliões esperados em Sines no Carnaval

Carnaval comemora 90 anos com muitas novidades 

Mais de dois mil foliões são esperados nos desfiles do Carnaval de Sines, que decorrem entre domingo e terça-feira. Este ano, o tema do Carnaval de Sines são os 90 anos destes festejos, com homenagem aos pescadores e aos“Descobrimentos”. Alguns dos pontos fortes desta edição são as homenagens aos Descobrimentos e a Vasco da Gama nos desfiles carnavalescos a realizar na Avenida General Humberto Delgado, o regresso dos bailes de Carnaval ao Pavilhão dos Desportos e os espetáculos pirotécnicos. O Carnaval de Sines é uma organização da Siga a Festa – Associação de Carnaval em parceria com a Câmara de Sines.
Carnaval de Sines promete muita animação estes dias 

Mais de dois mil foliões são esperados nos desfiles do Carnaval de Sines, que decorrem entre domingo e terça-feira e cujos temas são os 90 anos destes festejos e os 'Descobrimentos'. Este ano, a aposta vai para os temas 'Carnaval de Sines - 90 Anos de História', com homenagem aos pescadores, e 'Os Descobrimentos', numa evocação do navegador Vasco da Gama, que descobriu o caminho marítimo para a Índia e que nasceu em Sines, adiantou à agência Lusa a presidente da associação organizadora.
Maria Alexandra Oliveira, dirigente da Siga a Festa - Associação de Carnaval de Sines, no distrito de Setúbal, disse que as expectativas "são boas" para a edição deste ano dos festejos carnavalescos, manifestando a esperança de que "não haja chuva". 
Os corsos, que custam cinco euros por pessoa, decorrem no domingo e na terça-feira à tarde e na segunda-feira à noite, na Avenida General Humberto Delgado, com uma recriação histórica de homenagem a Vasco da Gama, incluindo grupos de samba e de foliões, carros alegóricos, grupos musicais, acrobatas, gigantones e cabeçudos, segundo o programa. 
Com "grande tradição", segundo Maria Alexandra Oliveira, o Carnaval de Sines, que começou em 1926, atrai anualmente milhares de pessoas a esta cidade do litoral alentejano.

Destaques do programa 
No entanto, a festa do Carnaval começa esta manhã, na Avenida General Humberto Delgado, com a 25.ª edição do Carnaval dos Pequeninos, uma iniciativa promovida pela Junta de Freguesia de Sines em que estarão presentes mais de duas mil crianças do concelho num desfile com o tema “A Cidade dos Afetos”.
No sábado, 6 de Fevereiro, o primeiro acontecimento em destaque é o programa de televisão “Aqui Portugal” (RTP), a transmitir em direto a partir do Castelo de Sines, entre as 14 e as 20 horas. O Baile de Máscaras Sénior organizado pela Junta de Freguesia de Sines tem lugar às 15 horas, no Salão do Povo. Às 21h30, começa a rota dos bares foliões na zona histórica, com a presença dos Skalabá Tuka. Às 23h30, tem início a Festa Pimba Chic, com DJs, o primeiro dos “bailes carnavalescos”, este ano de regresso ao Pavilhão dos Desportos.
Domingo, 7 de Fevereiro, arranca às 10 horas, com lançamento de foguetes e animação das ruas da cidade. O desfile carnavalesco na Avenida começa às 15 horas, com chegada dos reis, discurso real, Parada dos Descobrimentos e recriação histórica de homenagem a Vasco da Gama. Os desfiles contam com a participação de grupos de samba, grupos foliões, carros alegóricos, carros foliões, grupos musicais, acrobatas, gigantones e cabeçudos. Neste dia, ainda a destacar mais uma rota dos bares foliões (às 19 horas), um espetáculo pirotécnico na Alameda da Paz (às 22 horas) e a Festa dos Palhaços no Pavilhão dos Desportos (às 22h30).
Segunda-feira, 8 de Fevereiro, tem início com o baile de máscaras da Santa Casa da Misericórdia, às 14h30. Meia hora depois, às 15 horas, no Estádio Municipal, é recuperada a tradição do futebol trapalhão, com as equipas Sempre em Festa e Ferro & Fogo. O desfile carnavalesco na Avenida General Humberto Delgado, às 21 horas, será uma noite mágica, com parada luminosa, que procurará fazer jus às tradições do melhor Carnaval noturno do país. Às 23 horas, realiza-se um espetáculo piromusical e, às 0h30, os foliões rumam ao Pavilhão dos Desportos, para o Baile Trapalhão.
Terça-feira, 9 de Fevereiro, dia de Carnaval, tem o seu ponto forte em mais um desfile carnavalesco no “sambódromo” de Sines, a Avenida General Humberto Delgado, a partir das 15 horas. A não perder também, às 00h30, no Pavilhão dos Desportos, o Baile das Rainhas, com homenagem às rainhas do Carnaval, entrega de prémios aos participantes do Carnaval de Sines 2016 e baile carnavalesco com a banda Pack7.
Finalmente, para o dia 10 de Fevereiro, quarta-feira, está programado o Enterro do Entrudo – no Largo Poeta Bocage, a partir das 22 horas – e um espetáculo pirotécnico, no Castelo de Sines, a partir da meia noite - que encerra esta edição do Carnaval.
Ao longo dos vários dias do Carnaval, há divertimentos para todas as idades no Jardim das Descobertas e animação regular a cargo dos grupos musicais Skalabá Tuka, Gaiteiros Vasco da Gama e Sociedade Musical União Recreio e Sport Sineense.


Comentários