IHRU coloca à venda terreno no Monte da Caparica

Venda destinada à instalação de uma unidade comercial

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana iniciou na passada terça-feira um concurso para a venda de um terreno destinado à instalação de uma unidade comercial no Monte da Caparica, em Almada, com objetivo de contribuir para a "dinamização sócio-económica do território". O terreno em causa situa-se no extremo poente do Plano Integrado de Almada e na charneira com a zona antiga do Monte da Caparica e com os Polos Universitário e Tecnológico. 

Terreno situa-se junto ao polo universitário do Monte da Caparica 

Segundo o IHRU - Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana - pode candidatar-se ao concurso qualquer pessoa singular ou coletiva, esta última legalmente constituída, sendo o preço base de 500 mil euros.
“A área de intervenção será de 12.808 m2, para a qual o Município de Almada emitiu um parecer favorável à implantação de um edifício com uma área de implantação máxima de 2.800 m2 e mínima de 1.500 m2, sendo a área remanescente destinada a tratamento paisagístico, integrando troços das redes pedonal e ciclável de Almada”, refere o IHRU em comunicado.
Além do desenvolvimento sócio-económico do território em causa, O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana pretende também, com a venda deste terreno, “contribuir para o processo de requalificação e regeneração urbana, incrementando a disponibilização de espaços verdes, refletindo uma preocupação de integração harmoniosa com a malha urbana pré-existente”.
Nesse sentido, refere a entidade, a proposta arquitetónica a submeter à aprovação da autarquia de Almada “deverá ser simultaneamente sóbria e apelativa, fruto da visibilidade da localização, valorizando, na sequência dos equipamentos recentemente construídos, a imagem do território”.
Os interessados devem entregar as respetivas propostas em envelope fechado até às 17 horas do dia 29 de maço ao cuidado da Direção de Gestão do Sul do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, localizada no edifício-sede do Instituto, em Lisboa.

O que é o IHRU? 
O IHRU é um instituto público de regime especial e de gestão participada, integrado na administração indireta do Estado, dotado de autonomia administrativa e financeira e património próprio.
De entre as suas principais atribuições, na concretização da política definida pelo Governo para as áreas da habitação e da reabilitação urbana, destaca-se uma vertente marcadamente económico-financeira e com repercussões no âmbito do desempenho da sua missão e atribuições.
Com efeito, o IHRU, concede "comparticipações e empréstimos, com ou sem bonificação de juros, destinados ao financiamento de ações de natureza pública, privada ou cooperativa", designadamente relativos à aquisição, construção e reabilitação de imóveis e à reabilitação urbana, gere a concessão pelo Estado de bonificações de juros aos empréstimos e, quando necessário, presta garantias em relação a operações de financiamento da habitação de interesse social e da reabilitação urbana, e pode participar em sociedades, fundos de investimentos imobiliário, consórcios, parcerias público-privadas e outras formas de associação que prossigam fins na sua área de intervenção, dos quais se destacam as sociedades de reabilitação urbana.

Agência de Notícias

Comentários