Desporto setubalense com Dia Olímpico a 23 de Junho

Um dia para promover os valores do desporto 

A celebração de um protocolo de cooperação com o Comité Olímpico de Portugal para a dinamização no concelho de várias atividades relacionadas com desporto foi aprovada na reunião da Câmara de Setúbal. A parceria, sublinha a proposta, reúne condições particularmente favoráveis para concretização de vários eventos uma vez que Setúbal é Cidade Europeia do Desporto em 2016, ano em que também se realizam Jogos Olímpicos, nomeadamente no Rio de Janeiro, no Brasil.
Câmara de Setúbal aprova Dia Olímpico para promover desporto 

O protocolo reparte o trabalho a desenvolver em cooperação essencialmente por duas grandes áreas de intervenção. Uma incide nas celebrações oficiais do Dia Olímpico, que assinala desde 1948 o 23 de Junho de 1894, data da formação do Comité Olímpico Internacional por iniciativa do barão Pierre de Coubertin.
As comemorações do Dia Olímpico em Setúbal incluem a realização de uma exposição, com objetos representativos da história do olimpismo e testemunhos de antigos atletas e dirigentes, e uma caminhada e corrida destinada à população em geral.
Também no âmbito do Dia Olímpico, a Câmara de Setúbal e o Comité Olímpico de Portugal "comprometem-se a dinamizar experiências olímpicas que se devem desenvolver em clima de festa e confraternização entre crianças e jovens da rede de estabelecimentos de ensino local e público em geral. O objetivo destas atividades é proporcionar a prática e primeiro contacto com diferentes modalidades olímpicas, tornando-as acessíveis a todos", explica a autarquia sadina.
Ainda para assinalar o Dia Olímpico, ambas as entidades "pretendem promover uma conferência em que várias personalidades dos mais variados quadrantes sociais possam refletir e debater sobre a temática dos ideais e valores olímpicos na atualidade", diz o executivo municipal.
A segunda grande área de colaboração a desenvolver entre a autarquia setubalense e o Comité Olímpico de Portugal "prende-se com o Programa de Educação Olímpica, que vai incluir a disponibilização de conteúdos pedagógicos através dos quais são abordadas áreas do Movimento Olímpico, como a história, os valores, a simbologia e os Jogos Olímpicos", sublinha a proposta da Câmara de Setúbal.
O Programa de Educação contempla, igualmente, a formação de professores, para sensibilização sobre a metodologia do próprio programa, assim como a criação de Desafios Olímpicos, ação a realizar periodicamente por parte do Comité Olímpico de Portugal , em articulação com a Câmara Municipal e consistindo em determinadas áreas de estudo.
A promoção de visitas de atletas olímpicos e a realização de uma atividade final de ano, a contar com o envolvimento de todos os alunos e professores que participaram no programa, são outras iniciativas previstas através do protocolo de cooperação a celebrar entre a Autarquia e o Comité Olímpico de Portugal.
“Dado que Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016 coincide com o ano de realização dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, foi considerado fundamental pela Câmara Municipal de Setúbal a possibilidade de estabelecimento de um protocolo de cooperação com o Comité Olímpico de Portugal que permitisse associar ambas as organizações num ano tão interessante, tão rico e tão estimulante para o desporto português”, sublinha o texto da proposta.

Agência de Notícias

Comentários