Cabazes Prove chegam à cidade do Montijo

Produtos agrícolas de qualidade vindos directamente dos produtores 

Desde o final do mês passado, os montijenses têm a possibilidade de poder consumir produtos hortofrutícolas de qualidade adquiridos directamente aos produtores agrícolas locais que aderiram ao programa Prove, sem intermediários. Estes produtos são comercializados sob a forma de um cabaz com 7 a 9 quilos, por um custo de 10 euros, que são entregues na Escola Profissional do Montijo, todas as sextas-feiras, entre as 18 e as 20 horas, após encomenda realizada no site do Prove. 
Cabazes Prove apostam nos produtos e produtores locais 

“Os cabazes Prove do Montijo são compostos por diversos hortícolas e fruta da época produzidos na exploração agrícola de Bertolino Lopes, situada na Atalaia. Este produtor tem um historial familiar associado à produção agrícola e utiliza técnicas amigas do ambiente, o que lhe permite obter produtos de elevada qualidade”, explica a Associação de Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal, entidade responsável pelo lançamento da iniciativa, em conjunto com a Escola Profissional do Montijo e a autarquia local. 
A entrega de cabazes do Projecto “Prove” é feita às sextas-feiras na Escola Profissional do Montijo, após encomenda registada no site oficial do projeto ou através do 919 993 743.
“O Prove [Promover e Vender] é uma metodologia que pretende contribuir para o escoamento de produtos locais, fomentando as relações de proximidade entre quem produz e quem consome, estabelecendo circuitos curtos de comercialização entre pequenos produtores agrícolas e consumidores”, realça a ADREPES, sublinhando que o projecto foi iniciado em 2006 nos concelhos de Palmela e Sesimbra e disseminado “com enorme sucesso de Norte a Sul do País através da acção de Grupos de Acção Local, produtores e consumidores, mas também de autarquias, organizações de agricultores e diversos parceiros locais”.

Ideia movimenta mais de dois milhões de euros 
Actualmente, salienta a associação, “estão constituídos 84 núcleos Prove, que envolvem cerca de 170 produtores agrícolas, respectivos agregados familiares e sete mil consumidores, permitindo a comercialização de 37 toneladas de produtos hortofrutícolas todas as semanas, nos 120 locais de entrega existentes de Norte a Sul do País”.
O Prove representa já um volume de negócios “superior a dois milhões e 600 mil euros ao ano correspondendo a cerca de 600 euros de receita média mensal por família de agricultores”, diz a associação.
“O impacto que o Prove tem tido nos vários territórios onde a metodologia tem sido adoptada valeu-lhe já várias distinções concedidas por instituições nacionais e europeias”, conclui a ADREPES.
Alem do Montijo, no distrito de Setúbal, pode aderir aos produtos Prove em Palmela, Sesimbra, Almada, Moita, Quinta do Conde, Seixal, Setúbal, e ainda de forma experimental, no Pinhal Novo. O Prove está ainda disponível para os trabalhadores da Autoeuropa, em Palmela. A ideia está implantada ainda nos distritos de Faro, Évora, Beja, Lisboa, Santarém, Leiria, Guarda, Viseu, Aveiro, Porto, Braga, Viana do Castelo e Bragança. Para saber como ter acesso e quais os locais basta consultar o site oficial do Prove.   

Comentários