BE quer Pavilhão na Secundária de Palmela

Petição para levar pavilhão da Escola Secundária ao Parlamento 

A Comissão Coordenadora Concelhia de Palmela do Bloco de Esquerda reuniu com com a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária de Palmela. Em cima da mesa esteve a construção do Pavilhão desportivo naquela escola que está programado há 13 anos. Cerca de 1200 alunos continuam sem sítio para a prática de Educação Física. Foi também lançada uma petição pública para levar à Assembleia da República esta questão e "assim desbloquear a verba e a decisão política que contará com o apoio do Grupo Parlamentar do BE quando a petição for colocada à discussão no Parlamento", contou Joana Mortágua, deputada por Setúbal, na Assembleia da República, que esteve na reunião.  
Petição  para obrigar Parlamento a discutir tema

O intento desta iniciativa, diz o BE ao ADN, "teve como objetivo ouvir os desenvolvimentos da justa reivindicação para a construção de um pavilhão para a prática das aulas de Educação Física na Escola Secundária de Palmela e, deste modo, poder juntar a esta causa a voz e a mobilização dos eleitos do BE na Assembleia Municipal de Palmela e da Concelhia BE como forma de pressionar o Governo para a urgência na resolução deste processo que diz respeito a toda a comunidade do concelho de Palmela".
A Escola Secundária de Palmela foi sujeita a obras de remodelação desde o final da década de ‘90 do século passado devido ao estado precário das antigas instalações que já não apresentavam condições para o ensino dos alunos, nem condições de segurança para toda a população escolar. O projeto contemplava três fases, sendo que a última se destinava à construção dos laboratórios das disciplinas de Biologia e Física/Química, mas também do novo ginásio para a prática das aulas de Educação Física.
Entretanto, diz o Bloco de Esquerda,  "as políticas de cortes na Educação dos governos de Passos e Portas mas também de Sócrates e Durão Barroso, levaram a que a última fase fosse consecutivamente adiada ano após ano. Até que passaram já 13 anos que os cerca de 1200 alunos não têm umas instalações condignas para terem as aulas de Educação Física, condição essencial para incutir hábitos saudáveis nos jovens como é a prática do Desporto Escolar".
A  Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária de Palmela contou com o apoio da Câmara de Palmela que propôs um contrato programa ao Governo para a construção do Pavilhão, embora esta iniciativa não tenha tido resultado prático.
Foi também lançada uma petição pública, que já conta com quase 900 assinaturas, para levar à Assembleia da República esta questão e "assim desbloquear a verba e a decisão política que contará com o apoio do Grupo Parlamentar do BE quando a petição for colocada à discussão no Parlamento", contou Joana Mortágua, deputada por Setúbal, na Assembleia da República, que esteve na reunião.  
Por fim, a Coordenadora Concelhia BE Palmela apela a que todos os cidadãos do concelho de Palmela mas não só, que participem na assinatura e divulgação desta petição, "de modo a que se possa contribuir para a resolução deste problema a mais rapidamente possível, aproveitando que estão em funções um Governo e uma maioria na Assembleia da República com uma sensibilidade política mais próxima e atenta em resolver as dificuldades na vida das pessoas".

Agência de Notícias

Comentários