Festa dos 500 anos do Foral de Alcochete terminou

Carminho fechou programa das comemorações dos 500 anos do foral 

Música, dança, teatro, animações, serviço educativo, exposições, palestras, workshops e atividades desportivas. Muitas foram as atividades que deram a conhecer a época de quinhentos, junto de públicos diversificados, no âmbito das comemorações dos 500 anos da atribuição do Foral a Alcochete pelo rei Venturoso, D. Manuel I, que chegaram ao fim no passado sábado, com a realização da sessão solene no Núcleo de Arte Sacra e com o concerto com “Carminho”, no Fórum Cultural de Alcochete. A fadista interpretou alguns temas do seu mais recente disco “Canto”, sem esquecer alguns fados tradicionais tão ao gosto de um público que aprecia e se identifica com esta “música” que é património de todos nós.
Comemoração dos 500 anos do Foral de Alcochete durou um ano 

92 atividades, 287 sessões e 9279 participantes, em atividades de recinto fechado, foram alguns dos números divulgados durante a sessão e que, de alguma forma, dão uma perspetiva de um ano de comemorações que, sem dúvida, foi também um ano de exaltação da cultura, tradições e gentes locais.
“Hoje, sublinhamos a conclusão de um ano evocativo de mais uma data memorável: 17 de Janeiro de 1515. Nesse preciso dia, D. Manuel I, Rei de Portugal e de outros territórios d’aquém e d’além Mar, conferia à terra que o viu nascer, o foral que marcou o início do Concelho de Alcochete”, referiu o presidente da Câmara Municipal que enalteceu o papel das várias entidades e coletividades que contribuíram para a diversidade da programação das comemorações.
“É de mais elementar justiça deixar aqui um profundo e sentido agradecimento às dezenas de coletividades que connosco organizaram e levaram a cabo todas estas iniciativas; e também aos trabalhadores da Autarquia que, com o seu empenho e dedicação, tornaram possível que tudo isto acontecesse”, referiu.
A edição da digital do Foral de Alcochete, a realização da Feira Quinhentista, numa organização conjunta com o Agrupamento de Escolas e a Associação GilTeatro, e o lançamento dos vinhos “Foral de Alcochete” em conjunto com a Sociedade Agrícola de Rio Frio foram alguns dos eventos que se destacaram destas comemorações que tiveram início a 17 de Janeiro de 2015 e término a 16 de Janeiro de 2016.
Como reconhecimento pela sua participação e envolvimento nas comemorações dos 500 anos do Foral, a Câmara de Alcochete entregou, durante a sessão de encerramento, uma oferta às três Juntas de Freguesia do Concelho, ao Agrupamento das Escolas de Alcochete, à Alfarroba Edições, à Associação GilTeatro, à Associação de Xadrez do Barreiro, à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcochete, ao Conservatório Regional de Artes do Montijo, à Escola Comunitária de Alcochete, ao Estaleiro Naval de Sarilhos, ao professor Vítor Mira, ao Rancho Folclórico Danças e Cantares da Fonte da Senhora, à Sociedade Agrícola de Rio Frio, à Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense e à Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898.
Para além destas entidades, colaboraram ainda na programação o Teatro Nacional de São Carlos, o Laboratório de Hércules da Universidade de Évora, a Andante Associação Artística, o Município da Moita, António Teixeira, Bruno Almeida e José Manuel Vargas.

Carminho encheu Forum Cultural 
Alcochete rendeu-se à voz de Carminho 
Carminho esgotou o Fórum Cultural de Alcochete com um concerto que marcou, de forma memorável, o encerramento de um ano de comemorações dedicadas aos 500 anos do Foral de Alcochete.
No dia em que o Município de Alcochete promoveu a Sessão Solene alusiva à Restauração do Concelho,  a fadista interpretou alguns temas do seu mais recente disco “Canto”, sem esquecer alguns fados tradicionais tão ao gosto de um público que aprecia e se identifica com esta “música” que é património de todos nós.
“Senhora da Nazaré”, “Pedras da minha Rua” e “As penas” ouviram-se num perfeito silêncio, numa sala, que por breves momentos se assemelhou a uma casa de fados, e que depois se encheu de alegria com “Bom dia Amor” ou a “Marcha de Alfama”.
Acompanhada por Luis Guerreiro, (guitarra portuguesa), Flávio Cardoso, (viola), Marino de Freitas (baixo), por Ruben Alves (acordeão e teclas), André Silva (bateria e percussões), a fadista apresentou, do seu terceiro disco, o inédito brasileiro “Chuva na Mar”, os temas "Contra a Maré", "Ventura", “Porquê” e “Saia Rodada”, aplaudido de pé no encore.
“Um espetáculo inesquecível” comentaram as pessoas à saída do Fórum Cultural de Alcochete, que ficará para sempre associado a duas das mais importantes datas do Município: os 500 anos da atribuição do Foral de Alcochete e a Restauração do Concelho.

Comentários