Turismo continua a crescer na cidade de Setúbal

Mar Salgado ajudou a atrair turistas portugueses à região 

O número de turistas continua a crescer em Setúbal, com os dados mais recentes, referentes ao período de janeiro a setembro, a indicarem um aumento de 5,3 por cento nas dormidas na hotelaria face a igual período do ano passado. A Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, com base numa amostra de 87 por cento da oferta turística de Setúbal, revela que se registaram 172 mil 599 dormidas no concelho nos três primeiros trimestres de 2015. Este total representa um crescimento de 5,3 por cento no comparativo com as 163.911 dormidas verificadas no período homólogo de 2014.
Turismo tem crescido na cidade de Setúbal 

De salientar que esta subida é alcançada sobre um acréscimo assinalável de 23 por cento ocorrido em 2014 face a 2013 e apesar do encerramento de duas unidades hoteleiras, o Hotel Isidro e a Pousada de São Filipe, que, somadas, originavam à volta de 20 mil dormidas anuais.
O encerramento destas unidades terá contribuído para a diminuição de 3,1 por cento nas dormidas de turistas estrangeiros no comparativo entre os nove primeiros meses de 2015 e de 2014, com, respetivamente, 76 mil 992 e 79 mil 487.
Este decréscimo, explica a autarquia, só não foi mais elevado "graças ao esforço que a Câmara de Setúbal está a realizar de divulgação do concelho em mercados internacionais, em particular em Espanha, que se traduz na captação de muitos turistas estrangeiros".
Em contrapartida, o turismo interno cresceu 13,2 por cento, graças às 95 mil 607 dormidas de portugueses em 2015, enquanto em 2014 houve 84 mil 424.
Neste particular é de admitir o efeito positivo no turismo interno gerado pela telenovela Mar Salgado, filmada em Setúbal, que a SIC transmitiu precisamente até Setembro, o que demonstra a pertinência da aposta da autarquia de trazer para o concelho esta produção, líder de audiências na televisão, vista em média por mais de um milhão e meio de portugueses durante mais de um ano.

Comentários