Sines adere ao projeto Cidade dos Afetos

Iniciativa promove valor dos afetos nas escolas e na comunidade

A Câmara  de Sines aderiu ao projeto Cidade dos Afetos, que pretende mobilizar toda a comunidade para o desenvolvimento de atividades que apliquem a componente afetiva, de modo a preservar o bem-estar e os estilos de vida saudáveis, particularmente em contexto escolar. A adesão foi formalizada no II Encontro de Unidades de Saúde Públicas Geminadas, que decorreu na Casa do Médico. 
Autarquia adere ao Projeto Cidade dos Afetos 

O projeto Cidade dos Afetos teve origem no Barreiro, no ano letivo de 2009-2010, e estendeu-se aos concelhos do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte (Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Nazaré, Óbidos e Peniche) e do Agrupamento de Centros de Saúde Arco Ribeirinho (Alcochete, Barreiro, Moita, Montijo).
O projeto chegou a Sines por iniciativa da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, através da Unidade de Saúde Pública, contando também com o apoio da Unidade de Cuidados na Comunidade de Sines. "A promoção do bem-estar em ambiente escolar, com enfoque na importância dos afetos e do desenvolvimento de competências afetivas e emocionais, é o principal objetivo do projeto, que usa a maçã como símbolo e segue o lema 'Escola de afetos. Escola de sucesso'".
Além da autarquia de Sines, que desde a primeira hora abraçou o projeto, o mesmo conta já com a participação do Agrupamento de Escolas de Sines e da Escola Secundária Poeta Al Berto, que, no âmbito do Encontro de Unidade de Saúde Pública Geminadas apresentaram as suas propostas de atividades a realizar em 2016. "Estas atividades serão realizadas, maioritariamente, em meio escolar, mas pretende-se que se estendam também à comunidade em geral", explica a autarquia alentejana.


Comentários