O Natal de Sesimbra arrancou com mostras de doces

Doces de Natal abriram época festiva 

Este mês, o espírito natalício percorre o concelho de Sesimbra através de um conjunto de iniciativas promovidas pela Câmara local,  juntas de freguesia e movimento associativo. O programa arrancou no fim de semana, com a Mostra de Doces, no Parque da Vila, na Quinta do Conde. Houve coscorões, sonhos, fatias albardadas e azevias são algumas das especialidades que dão um “sabor” muito caraterístico ao programa de Natal e atraem centenas de visitantes. Os doces foram adquiridos por um valor simbólico de 50 cêntimos, que revertem para a associação Encontra a Esperança e para a Casa do Povo de Sesimbra. Uma das grandes novidades do programa é o Comboio de Natal, que vai percorrer as vilas da Quinta do Conde e Sesimbra, nos fins de semana de 12 e 13 e 19 e 20 de Dezembro, respetivamente. 
Este ano há um comboio de natal em Sesimbra 

Durante as Mostras de Doces, os mais novos puderam visitar a Casa do Pai Natal, e deixar a sua carta no marco de correio do Polo Norte.
As músicas de Natal chegam no segundo fim de semana de dezembro. O primeiro concerto, pela Orquestra Geração da Boa Água, realiza-se no dia 12, sábado, às 16 horas, na Igreja de Nossa Senhora da Consolação do Castelo. No dia seguinte, à mesma hora, a Igreja Matriz de Santiago acolhe o espetáculo do Grupo Coral de Sesimbra, que conta com a participação do Quarteto Vox Cantatis, Coral Notas Livres e Coral Notas Livres Juvenil, e o Parque da Vila recebe a Orquestra Ligeira do Exército. No domingo, dia 20, às 16 horas, a Igreja da Boa Água, na Quinta do Conde, abre as portas a um concerto especial, promovido pelo movimento associativo da freguesia.
Uma das grandes novidades do programa é o Comboio de Natal, que vai percorrer as vilas da Quinta do Conde e Sesimbra, nos fins de semana de 12 e 13 e 19 e 20 de Dezembro, respetivamente, das 13 às 17 horas. A pequena locomotiva vai estar decorada a rigor e cada viagem promete ser uma animação.
Os passeios têm início no Parque da Vila e no Largo 5 de Outubro, são gratuitos e abertos a toda a população. A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal, com o apoio da empresa Deltrain. Para os mais novos, as comemorações reservam ainda várias iniciativas, como ateliês, horas do conto e oficinas.
As iluminações de Natal voltam a marcar presença em várias rotundas das freguesias do Castelo e Quinta do Conde e no pinheiro do Largo 5 de Outubro, na vila de Sesimbra, uma das maiores árvores naturais decoradas de Portugal, facto que lhe confere especial interesse.

Concurso de presépios  
Estão abertas inscrições até 15 de Dezembro para o 1.º Concurso de Presépios de Sesimbra e para o 4.º Concurso de Presépios da Quinta do Conde. Podem participar estabelecimentos comerciais, associações, escolas e particulares.
As inscrições podem ser enviadas pelo correio ou entregues na Associação de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo do Distrito de Setúbal (Delegação de Sesimbra), nas juntas de freguesia de Santiago e Quinta do Conde, na Igreja Matriz de Santiago e na Paróquia de Nossa Senhora da Esperança.
Consulte aqui o programa detalhado das animações de Natal de Sesimbra.  

Em Sesimbra volta a passar-se o ano no fundo do mar
Em 2007, mais de uma centena de mergulhadores decidiu entrar no novo ano no fundo do mar. Exatamente à meia-noite, acenderam as lanternas e formaram o número 2008 no centro da Baía de Sesimbra. Desde então, o Réveillon Subaquático passou a ser uma das imagens de marca da vila.
Este ano, não podia ser diferente. Para além do espetáculo piromusical de 15 minutos, que terá como tema A Tempestade, inspirado na obra de Vivaldi, a música do DJ Marc Soul, a partir de um dos baluartes da Fortaleza de Santiago e muita animação nos bares e restaurantes da Marginal, pouco antes da meia-noite um grupo de mergulhadores vai passar entre a multidão e entrar nas águas da Baía para voltar a dar vida a esta tradição, que representa a forte ligação de Sesimbra ao mar e afirma a vila como um dos mais importantes destinos de mergulho de Portugal.

Comentários