Natal já chegou à baixa comercial de Setúbal

Natal chegou à cidade com muita animação 

A quadra natalícia preenche por completo a Baixa comercial de Setúbal com o início do programa “Natal na Baixa 2015”, iniciativa que levou, nos últimos dias, uma multidão àquela zona da cidade. O Pai Natal, presença obrigatória neste “Natal na Baixa”, levou surpresas às crianças que passaram pelo Largo da Misericórdia, com a promessa de que regressa ao mesmo local nos dias 12 e 19 de Dezembro, das 10 às 18 horas. Na Praça de Bocage encontra-se outro dos pontos fortes do “Natal na Baixa 2015”, o “Setúbal Christmas Market”, mercado com cerca de três dezenas de stands dedicados ao artesanato, artigos urbanos e produtos regionais.
Pai Natal chegou à baixa comercial da cidade 

O programa resulta de uma parceria entre Câmara Municipal, União das Freguesias de Setúbal e comerciantes da Baixa, estes últimos responsáveis, por exemplo, pela organização de um desfile de moda infantil, que, no dia 5 de Dezembro, numa passerelle instalada no Largo da Misericórdia, divulgou muito do vestuário à venda no comércio local.
O Pai Natal, presença obrigatória neste “Natal na Baixa”, levou surpresas às crianças que passaram pelo Largo da Misericórdia no sábado e terça-feira, com a promessa de que regressa ao mesmo local nos dias 12 e 19 deste mês, entre as 10 e as 13 horas e entre as 15 e as 18 horas.
Muito próximo do Largo da Misericórdia, os visitantes da Baixa comercial podem apreciar no Largo de Santa Maria um presépio de Natal.
Na Praça de Bocage encontra-se outro dos pontos fortes do “Natal na Baixa 2015”, o “STB Christmas Market”, mercado com cerca de três dezenas de stands dedicados ao artesanato, artigos urbanos e produtos regionais. O mercado está em funcionamento até ao dia 24, das 10 às 19 horas,
Em paralelo, os lojistas locais garantem decorações especiais das montras e horários alargados de funcionamento dos estabelecimentos durante o “Natal na Baixa 2015”, programa que inclui vários eventos ao ar livre para todos os públicos.
Fado, música popular portuguesa e cante alentejano são apenas alguns dos géneros musicais que constam no programa de animação, com atividades sempre das 11 às 13 horas e das 15 às 18 horas no qual marcam igualmente presença tunas e vários grupos de percussão, com atuações itinerantes.
Malafamado, Quarteto de Fado Deolinda de Jesus, VisionEnsemble, Flickin’Through Bossa Nova, Joaquim Gouveia Urban Trio, Zé Zambujo e 2Jah Brothers são alguns dos nomes que integram o programa de animação musical, no qual consta ainda os DJ Monchique e BIX.
A dança também está em destaque no Natal na Baixa 2015, com vários estilos para apreciar e também para experimentar. Além de diferentes demonstrações, como dança contemporânea, desportiva e tradicionais europeias, há um vasto leque de aulas abertas a descobrir, com zumba e ritmos latinos.
Para os mais novos, há um conjunto de atividades a não perder. Das animações infantis “Os Amigos do Pai Natal – Serafim & Benjamina” e “O Mundo da Zingarela”, à leitura de contos de Natal, a música para crianças, a encenações e a um desfile de moda infantil, o difícil é escolher o que assistir e participar.
A participação do grupo Dixie Band, inicialmente prevista para dia 5, foi adiada para o dia 12, com atuações, em diferentes períodos de manhã e da tarde, na Praça de Bocage e nos largos da Misericórdia e da Ribeira Velha.
No âmbito do Natal na Baixa 2015, cujo programa de animação cultural e infantil completo pode ser consultado aqui, as ruas do centro histórico servem ainda de palco para um conjunto de artes circenses, com a presença de cuspidores de fogo e estátuas vivas.
O programa do Natal na Baixa prolonga-se até 2016, com as tradicionais Janeiras a serem entoadas no dia 6 de janeiro, às 18 horas, na Praça de Bocage, numa atuação que inclui as participações do Grupo Coral Alentejano “Os Amigos dos Sadinos” e do grupo musical ToquiVozes.

Comentários