Natal do Largo, em Sines, bate recorde de público

Milhares brindaram à chegada do Natal a Sines 

O Natal no Largo 2015 levou milhares de pessoas ao centro histórico de Sines, no início das festividades natalícias. Foi a iniciativa com mais público desde o arranque das feiras temáticas, em 2012. A forte adesão do público teve expressão em todos os pontos do programa. O Largo Poeta Bocage esteve cheio para o concerto do grupo gospel Shout! e para o espetáculo de ilusionismo Magic Clown, com lançamentos de neve. O presépio tradicional da Diocese de Beja patente no Museu de Sines foi um sucesso, com cerca de 3500 visitantes estimados, recorde de visitas ao museu desde a sua abertura, em 2008. A festa de Natal no concelho persegue este fim de semana com a Feirinha de Natal, em Porto Covo. 
Milhares de pessoas receberam Natal no Largo de Sines 

As sessões de “show-cooking” e as oficinas de chocolate na cafetaria tiveram casa cheia, o mesmo acontecendo com as horas do conto e os ateliês nos antigos CTT. Foram tiradas 500 fotografias com o Pai Natal e o jogo da pinhata teve a participação de 200 crianças. As aulas de “fitness” e de TakeDance atraíram muitos participantes.
Entre as iniciativas do programa do Natal no Largo, referência também para o espetáculo Circus Natalicius, para a parada de Natal pelo centro histórico com o Pai Natal e seus ajudantes, para as mascotes de Natal e para o Presépio Vivo do ATL “A Gaivota”.
Na sala da biblioteca do Castelo, estiveram expostos trabalhos alusivos ao Natal realizados pelas famílias e alunos da Escola Básica n.º 2 de Sines. O projeto das conservas de Sines foi também apresentado no contexto do Natal no Largo, em parceria com a Associação de Armadores.
O mercado foi composto por mais de 80 expositores, tendo havido nesta edição a preocupação em oferecer ao público uma seleção mais diversificada. Pela primeira vez, o mercado apresentou também expositores de “street food”. O evento contou ainda com animação de rua, sonorização de todo o recinto, decoração e árvore de natal de 4 metros.
Até ao último dia do ano, a delegação de Sines da Associação de Comércio, Indústria e Serviços do Distrito de Setúbal promove mais uma campanha "Neste Natal Compre no Comércio Tradicional". Por cada 10 euros de compras nos estabelecimentos aderentes ganha uma senha que o habilita ao sorteio de uma viagem à Madeira para duas pessoas.  
Este fim de semana, 19 e 20 de Dezembro, realiza-se em Porto Covo, a Feirinha de Natal e no sábado, no Pavilhão Multiusos da cidade, há a apresentação das classes de ginástica da Academia de Ginástica de Sines. Demonstrações simples de rotinas gímnicas habituais em sala de aula. Sorteio anual do cabaz de
Natal com 50kg de produtos. Receção ao Pai Natal com distribuição de prendas a todos os participantes.
A autarquia organiza ainda no mesmo dia. no Pavilhão dos Desportos, às 15h30, mais uma edição da Festa-convívio Natal para seniores, aberta à participação de todos os residentes de Sines com idade igual ou superior a 60 anos. A tarde de confraternização natalícia inclui lanche e animação com Luís Godinho.
O Natal no Largo 2015 foi uma organização da Câmara de Sines, com a parceria da Junta de Freguesia de Sines, Delegação de Sines da Associação do Comércio e Serviços do Distrito de Setúbal - Comércio local, Escola das Artes do Alentejo Litoral, Arte Velha - Associação de Artesãos e FabLab Lisboa. Teve o apoio da Pluricoop, ATL "A Gaivota", Rádio Sines, Ginásio Kalorias, Alpha Fitness, Centro Escolar e Empresarial do Sudoeste Alentejano, IEFP, Soandaimes, Teatro do Mar, Sines Surf Clube, Galp Energia, Continente, Casa do Médico, TakeDance e Sinestecnopolo.

Comentários