Milhares juntam-se para iluminar o céu de Sesimbra

"Só pelos sorrisos das crianças e dos nossos utentes já valeu a pena"

O céu de Sesimbra voltou a iluminar-se com mais de dois milhares de balões de ar quente. A iniciativa, que juntou muitas famílias do concelho e da região, teve como objetivo ajudar a Cercizimbra, Cooperativa para Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptadas de Sesimbra, que há mais de três décadas acolhe, reabilita e trabalha pela integração social e bem-estar de pessoas portadoras de deficiência motora e intelectual.  Do céu para a mesa, e porque já sabe a época natalícia, a Mostra de Doces de Natal, promovida pela Câmara de Sesimbra, é uma das imagens de marca do programa natalício do concelho. Coscorões, sonhos, fatias albardadas e azevias são algumas das especialidades que marcam presença na iniciativa, que atrai centenas de visitantes.
Milhares de balões voaram para ajudar a Cercizimbra 

"É maravilhoso observar esta moldura humana. Estou a participar pelo segundo ano e uma vez mais estou deliciada com a magnitude desta iniciativa", exprimiu Ana Pereira, de Vila Franca de Xira. Tal como a Ana, também a família Silva decidiu vir a Sesimbra, depois de a mãe ter lido no facebook a notícia sobre o evento. "É habitual consultar o site e o 'face' da Câmara de Sesimbra porque já estivemos cá de férias e gostámos muito. É um município com muita dinâmica, e depois de ler sobre o Ilumina-me falei com o marido e desafiei os miúdos, que aceitaram de imediato. E cá estamos", disse Joana, de Lisboa.
Inês Faneca, 5 anos, segurou o balão com o primo Diogo, e pediu os seus desejos para o Natal, depois de muitas correrias pela praia. "Não posso dizer alto o que quero porque é segredo, mas são coisas de que gosto".
Maria João Figueira, da direção da Cercizimbra, mostrou-se visivelmente satisfeita por a iniciativa mobilizar tanta gente. "Esta ação só é possível porque as pessoas são realmente solidárias", afirmou. "Há um apoio enorme de várias entidades, como a autarquia, empresários e voluntários que com o seu apoio e trabalho fazem esta noite acontecer, pois a realização deste evento implica uma grande logística e muitas licenças devido às questões de segurança", adiantou, acrescentando que "só pelos sorrisos das crianças e dos nossos utentes já valeu a pena".
O Ilumina-me aconteceu pelo terceiro ano consecutivo. Foram lançados ao céu dois mil e cem balões biodegradáveis. A iniciativa foi organizada pela Cercizimbra e contou com o apoio da Câmara Municipal, vários voluntários, comércio local e grupo de motares.

Mostra de Doces de Natal Solidária
Do céu para a mesa, e porque já sabe a época natalícia, a Mostra de Doces de Natal, promovida pela Câmara de Sesimbra, é uma das imagens de marca do programa natalício do concelho. Coscorões, sonhos, fatias albardadas e azevias são algumas das especialidades que marcam presença na iniciativa, que atrai centenas de visitantes.
Os doces podem ser adquiridos por um valor simbólico de 50 cêntimos. Este ano, a verba arrecadada reverte para a associação Encontra a Esperança e para a Casa do Povo de Sesimbra.
A Mostra de Doces realiza-se no Parque da Vila, no dia 5 de Dezembro, sábado, pelas 15 horas, e na Fortaleza de Santiago, no dia 8 deste mês, terça, pelas 15 horas. A animação está a cargo da Bota Big Bang, Ecos, grupo coral A Voz do Alentejo, na Quinta do Conde, e da Anacrusa Band, Pedro Marinheiro (saxofone) e Daniel Dealunay (piano), na vila de Sesimbra.
Durante as Mostras de Doces, os mais novos vão poder visitar a Casa do Pai Natal, e deixar a sua carta no marco de correio do Polo Norte. O Pai Natal, uma das mais populares figuras desta quadra, que tem nas crianças os seus maiores admiradores, vai estar acompanhado pelos seus simpáticos ajudantes.

Comentários