Férias com festa no bairro da Bela Vista em Setúbal

“É com atividades pedagógicas, ambientais, desportivas que mudamos o bairro”

Mais de setenta crianças e jovens marcaram presença na manhã de ontem, na festa de Natal das “Férias no Bairro”, iniciativa realizada no âmbito do programa municipal “Nosso Bairro, Nossa Cidade”, dinamizado na área da Bela Vista, na cidade de Setúbal. Para a presidente da Câmara de Setúbal, “tudo o que tem sido feito tem influência no futuro, para as novas gerações, pois são estes meninos e meninas que vão tomar conta da cidade”. A festa, realizada no Centro Multicultural, teve início com a apresentação e leitura do livro infantil “Um menino diferente igual a toda a gente”, pela autora, Sandra Batista, seguindo-se uma atuação com músicas natalícias, por Américo Ferreira, acompanhado de Albano Almeida, na viola.
Crianças da Bela Vista com festa de Natal 

Um apontamento de ballet contemporâneo e dança jazz pelos alunos do Estúdio de Dança Kelly Nakamura foi um dos momentos altos da festa de Natal das “Férias no Bairro”, que contou, ainda, com um atelier de pinturas faciais, dinamizada pela Palhaça, Preguiça e Companhia.
“Quero umas flores ao pé dos olhos”, pediu, entusiasmada, a Joana, 8 anos.“E eu quero um bigode”, completou o Samuel, de 10.
A presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, saudou os participantes e monitores das “Férias no Bairro”, a decorrer até ao final do ano. “É com atividades pedagógicas, ambientais, desportivas que mudamos o bairro”.
Para a autarca “tudo o que tem sido feito tem influência no futuro, para as novas gerações, pois são estes meninos e meninas que vão tomar conta da cidade”, lançou o desafio, a que a plateia respondeu, efusivamente, “siiiiim!”.
Maria das Dores Meira deixou ainda “votos de um Feliz Natal”, com desejos de “saúde, alegria e que não falte nada”.
No período da tarde, as “Férias no Bairro” continuaram em festa no Centro Multicultural, situado na zona da Bela Vista, com os vários grupos de participantes na iniciativa em convívio, com entrega de prendas, animação a cargo de “Lili”, animador nas Manteigadas, música e lanche fornecido por vários estabelecimentos da cidade
Durante uma semana foram várias as atividades lúdicas, pedagógicas, culturais e desportivas proporcionadas às crianças e aos jovens de bairros da Bela Vista e zona envolvente.
A iniciativa, com a colaboração de duas dezenas de monitores, foi desenvolvida nos bairros da Bela Vista, do Forte da Bela Vista e das Manteigadas e noutros espaços e equipamentos públicos da cidade por moradores e associações juvenis, com o apoio da Câmara Municipal.
Atividades desportivas em piscina e ao ar livre fazem parte das “Férias no Bairro”, promovidas. Outras ações incluíram a visualização do filme “A Viagem de Arlo”, no Cinema Charlot – Auditório Municipal.
A iniciativa “Férias no Bairro”, que prossegue nos dias 28 e 29, com uma atividade de trampolins no Estádio do Bonfim e uma sessão de cinema no Charlot, é "mais um dos exemplos do espírito de intervenção ativa que está a ser promovido pela população nos bairros da Bela Vista e zona envolvente, com o intuito de proporcionar a crianças e jovens um conjunto de atividades ocupacionais variadas, em momentos de partilha multicultural", explica a autarquia.

Comentários