Encontro Conversas sobre Inclusão no Montijo

Cercima reconhece boas práticas

No Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a 3 de Dezembro, a Cercima – Cooperativa de Educação e Reabilitação do Cidadão Inadaptado de Montijo e Alcochete realizou o seu habitual Encontro de Emprego Apoiado – Conversas sobre Inclusão, no Hotel Tryp Montijo. A sessão de abertura contou com a intervenção do presidente da Câmara  do Montijo, Nuno Canta. O autarca expressou o seu profundo reconhecimento e admiração pelo trabalho desenvolvido pelos dirigentes, professores, pais, alunos e parceiros da Cercima.  A 2 de Dezembro,  realizou-se mais uma edição da Gala Solidária,  no palco do Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida. A Câmara , com o apoio da Rádio PopularFM, ofereceu um espetáculo com muita animação, música e solidariedade.
Inclusão discutida na cidade do Montijo 

Nuno Canta salientou a importância de substituir “os apelos retóricos por ações concretas, pela divulgação de boas práticas e pela grande atenção aos profissionais que se encontram no terreno a trabalhar nesta área da inclusão social”.
O autarca relembrou, ainda, que “a câmara tem apoiado persistentemente as ações que contribuem para alargar as respostas sociais. Por isso, há um ano, cedemos um terreno municipal para a Cercima construir um lar residencial. Esta resposta será determinante para os alunos. Apelo para que todos demos as mãos para realizar este grande projeto de inclusão social”.
Paulo Cardoso, professor na Universidade de Évora, e Leonor Martins, da Associação Portuguesa de Ética Empresarial estiveram, também, presentes, realizando intervenções sobre a empregabilidade de pessoas com deficiência e a importância da responsabilidade social das empresas.
No evento, a Cercima entregou os diplomas de mérito e certificados de formação aos seus alunos, assim como certificados de responsabilidade social de reconhecimento de boas práticas empresariais na inclusão de pessoas com deficiência.
Realizou-se a entrega de Diplomas de Mérito às empresas que mantêm os postos de trabalho de pessoas com dificuldades intelectuais e de desenvolvimento, há mais de cinco anos. Estiveram presentes sete empresas: Cabeleireiro Nova Geração, Casa das Enguias, E’Leclerc do Montijo, Fundação Gonçalves Júnior, Pneus União, Santa Casa da Misericórdia de Canha, Tryp Montijo Parque Hotel.
Em 2015, 33 empresas e entidades parceiras colaboraram na realização de estágios de formação. Estiverem presentes nove empresas que receberam o Certificado de Responsabilidade Social, em reconhecimento das boas práticas empresariais: Alhos de Portugal, Câmara de Alcochete, Câmara de Montijo, Colégio Arco Iris, Colégio do Tejo, Continente Bom Dia de Alcochete, Continente Montijo, E’Leclerc do Montijo e Vibeiras.

Gala Solidária reúne alimentos
Antes disso, a 2 de Dezembro,  realizou-se mais uma edição da Gala Solidária,  no palco do Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida. A Câmara  do Montijo, com o apoio da Rádio PopularFM, ofereceu um espetáculo com muita animação, música e solidariedade.
Nuno Canta, fez as honras de abertura do espetáculo que classificou como “um acontecimento da maior importância já que nesta quadra festiva os valores da solidariedade, da fraternidade, da cidadania e da ajuda àqueles que mais necessitam ganham mais sentido”.
O autarca ressalvou o trabalho notável que, todos os dias, as instituições sociais executam na nossa comunidade: “o Montijo conseguiu níveis apreciáveis de proteção social. No entanto, a crise e a evolução da sociedade coloca-nos sempre novos desafios e problemas. Nesta quadra, gostaria de exprimir um desejo: que cada um de nós combata a ignorância, lute pela solidariedade e se torne um militante da educação pela dignidade humana”, afirmou.
A quarta edição da Gala Solidária reuniu diversos artistas convidados pela Rádio PopularFm, que transmitiu em direto o evento para o seu auditório radiofónico, e contou, também, com a participação do grupo DançasAparte da Cercima e do Grupo Coral As Ceifeiras do Grupo de Reformados, Pensionistas e Idosos do Montijo.
Para assistir ao espetáculo, bastou contribuir com um alimento. Os alimentos recolhidos vão ser entregues à Rede de Apoio Alimentar do Concelho do Montijo.

Comentários