Cooperativa de Pegões recebeu medalhas na Atalaia

Vinhos de Pegões em destaque no Concurso Internacional La Selezione del Sindaco

O Museu Agrícola da Atalaia, concelho do Montijo, acolheu a cerimónia de entrega de prémios relativos ao XIV Concurso Internacional La Selezione del Sindaco, com a Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões a destacar-se com a arrecadação de 14 medalhas. Nuno Canta, presidente do município, e o secretário-geral da Associação dos Municípios Portugueses do Vinho, José Arruda, procederam à entrega dos prémios, com Pegões a receber duas grandes medalhas de ouro, nove medalhas de ouro e três medalhas de prata. A Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões foi a cooperativa de vinhos com mais medalhas ganhas em todo o concurso, cotando-se ainda como o produtor português mais medalhado neste prestigiado certame que decorreu na primavera em Oeiras. 
Vinhos de Pegões ganharam 14 medalhas em concurso 

A qualidade e a excelência da Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões estiveram em evidência na cerimónia de entrega dos prémios do XIV Concurso Internacional La Selezione del Sindaco.
Nuno Canta expressou o seu orgulho na Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões, “uma instituição maior do nosso património empresarial. Ao acolher esta cerimónia não cumprimos apenas um ato formal de reconhecimento dos vinhos de Pegões, reconhecemos igualmente o vosso trabalho para que a Cooperativa de Pegões continue a ser uma instituição do Montijo que consegue unir a tradição com a inovação, a cultura e a economia, o passado e o futuro”.
Mário Figueiredo, presidente da Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões, recordou a história e a evolução da Cooperativa: “desde a nossa fundação em 1958 até hoje temos conseguido crescer. Atualmente produzimos 12 milhões de garrafas de vinho por ano. Penso que estamos no caminho certo. Estes prémios só se conseguem com o trabalho da nossa equipa de técnicos e com o esforço dos vitivinicultores”.
José Arruda, secretário-geral da Associação dos Municípios Portugueses do Vinho, classificou o resultado da Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões como “fabuloso”, ressalvando a importância do trabalho em rede entre produtores e municípios que “têm um papel importante na divulgação do mundo rural e da economia local”.
A décima quarta edição da Selezione del Sindaco decorreu no passado mês de Maio em Oeiras. Este concurso enológico internacional, promovido pela Associação Italiana de Cidades do Vinho e pela Rede Europeia das Cidades do Vinho, é uma competição que envolve a participação conjunta de produtores de vinho e do município de proveniência das suas produções, com o objetivo de promover os produtores vinícolas e os territórios que produzem vinhos de qualidade.













Comentários