Câmara de Sines vai esterilizar colónias de gatos

Câmara e 4 Patas juntam-se para dar nova vida aos animais de rua  

A Câmara de Sines e a 4 Patas – Associação Abrigo dos Animais de Sines assinaram, no dia 22 de Dezembro, nos Paços do Concelho, um protocolo de colaboração para a realização de uma campanha de esterilização de gatos errantes do concelho de Sines. A existência de numerosos gatos errantes não esterilizados, em várias zonas da cidade, para além de ser prejudicial ao seu bem-estar, causa problemas aos munícipes, associados à reprodução, ao ruído e aos maus cheiros, e pode condicionar o estabelecimento de boas relações de vizinhança.
Câmara quer controlar colónias de gatos na cidade de Sines 

A Câmara Municipal de Sines, iniciando um trabalho nunca antes desenvolvido, pretende consolidar uma política de controlo permanente de gatos no espaço público através da instalação e monotorização de colónias CED – Captura, Esterilização e Devolução.
Para a prossecução desta política optou pelo estabelecimento de uma parceria com uma associação local dedicada a promover o bem-estar animal.
No âmbito do protocolo, a associação 4 Patas, sob a direção e orientação do veterinário municipal, "auxiliará na captura, transporte e acompanhamento dos gatos errantes, com vista à sua esterilização e posterior recolocação, para se constituírem colónias locais, devidamente instituídas, sendo que a alimentação fica a cargo dos particulares responsáveis das colónias", explica a autarquia em comunicado.
A monotorização das colónias, bem como os contactos com os responsáveis pelas mesmas, serão desenvolvidos pela associação. Os animais esterilizados serão desparasitados e tratados se tiverem sintomas de alguma patologia.
"A associação coadjuvará no acolhimento dos gatos mansos e ninhadas, de preferência com a mãe, sempre que tenha condições de alojamento e que essa situação seja preferível à sua continuidade na colónia", diz o documento do acordo com a 4 Patas – Associação Abrigo dos Animais de Sines.
A Câmara assumirá o fornecimento da medicação a ministrar pelo médico veterinário e prestará diversos apoios logísticos à associação. O protocolo vigora pelo prazo de um ano.

Comentários